Title: | Fernando Pessoa: um caso de multiassinatura |
Author: | Marin, Aline Carla Dalmutt |
Abstract: |
A presente pesquisa tem como objetivo pensar o conceito de assinatura concomitantemente à heteronímia de Fernando Pessoa, fundamentado nas ideias de Giorgio Agamben indicadas no texto Signatura Rerum. Para alcançar nosso objetivo, entendemos o autor como não sendo a única fonte da qual emana o sentido, já que existe o leitor que joga com o texto conforme Roland Barthes nos propõe. Pensamos o sujeito autor como alguém que está presente nos textos através dos processos de subjetivação conforme proposto por Michel Foucault. A concepção de Agamben não deixa de trabalhar o autor como um sujeito vivo, mas, ao mesmo tempo, compreende o sujeito como articulador de vários discursos, conectando-os com a realidade empírica; ou ainda entende que o autor pode se dispersar entre as vozes dos sujeitos que o constitui, restando apenas seus gestos. E o jogo da heteronímia pessoana aponta justamente para esse espaço vazio, onde não é possível encontrar o autor, apenas gestos diversos: O não-pensar como gesto, que encontramos em Alberto Caeiro; o não-sentir como gesto, que vemos em Ricardo Reis e o pensar como gesto, que aparece em Álvaro de Campos. Assim, se em cada heterônimo encontramos um gesto diferente, não há uma singularidade, uma única assinatura que identifique o autor Fernando Pessoa. Portanto, a obra pessoana nos levaria a um novo paradigma, que aqui estamos definindo como um caso de multiassinatura. Para atingirmos uma resposta plausível para a nossa questão, dividimos este trabalho nas seguintes seções: O trajeto da figura do autor; Autor, ?sê plural como o universo!?; Da assinatura às assinaturas pessoanas. Abstract: The present research aims to contemplate the concept of signature concurrently with Fernando Pessoa's heteronymy, based on Giorgio Agamben's ideas outlined in the text \"Signatura Rerum.\" To achieve our objective, we understand the author not as the sole source from which meaning emanates, since there is also the reader who engages with the text as proposed by Roland Barthes. We think of the subject author as someone who is present in the texts through the processes of subjectivation, as proposed by Michel Foucault. Agamben's conception does not stop working the author as a living subject, but at the same time understands the subject as an articulator of various discourses, connecting them with empirical reality, or even understands that the author can disperse among the voices of the subjects that constitute him, leaving only his gestures. The game of Pessoa's heteronymy precisely points to this empty space where it is not possible to find the author, only diverse gestures: the gesture of non-thinking found in Alberto Caeiro, the gesture of non-feeling seen in Ricardo Reis, and the gesture of thinking that appears in Álvaro de Campos. Thus, in each heteronym, we encounter a different gesture, and there is no singularity, no single signature that identifies the author Fernando Pessoa. Therefore, Pessoa's work leads us to a new paradigm, which we define here as a case of multi-signature. To reach a plausible answer to our question, we have divided this work into the following sections: The trajectory of the figure of the author; Author, \"be plural like the universe!\"; From signature to Pessoa's signature |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251647 |
Date: | 2023 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PLIT0937-T.pdf | 660.3Kb |
View/ |