dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Heberle, Viviane Maria |
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dc.contributor.author |
Terres, Mariana Lima |
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dc.date.accessioned |
2023-11-07T23:27:03Z |
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dc.date.available |
2023-11-07T23:27:03Z |
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dc.date.issued |
2023 |
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dc.identifier.other |
384593 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251828 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2023. |
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dc.description.abstract |
A representação da mulher e as relações de poder envolvendo personagens femininas têm sido cada vez mais investigadas em gêneros multimodais (BEZERRA, 2008; MACEDO, 2014). Um interesse crescente é investigar a representação de gênero em filmes e séries de TV, com a intenção de explorar a representação das mulheres e as prováveis ??relações de poder hegemônico no discurso relacionado a esses personagens. Game of Thrones, um exemplo de uma série de TV muito popular em todo o mundo, é uma adaptação para a HBO TV de uma série de romances de fantasia chamada As Crônicas de Gelo e Fogo, escrita pelo autor americano George RR Martin. Ao longo de suas oito temporadas, GoT explora as fortes personagens femininas de Martin que, de alguma forma, subvertem os padrões sociais da sociedade medieval em que vivem. Uma dessas personagens que vive em um mundo dominado principalmente por homens é Daenerys Targaryen, que enfrenta discriminação de gênero ao longo de sua história, mas ela não assume seu papel predeterminado com base no único fato de ser uma mulher. Ela passa por uma transformação radical de comportamento ao longo da história, fato que justifica a investigação de seu desenvolvimento ao longo das oito temporadas para observar essas mudanças consideráveis ??de personagem. Com base na Linguística Funcional Sistêmica (Halliday, 1985), na Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 2010) e na Gramática do design visual (Kress & van Leeuwen, 1996; 2006), o objetivo deste estudo é investigar relações de poder nas quais A personagem de Daenerys Targaryen está envolvida em sua representação multimodal ao longo das temporadas 1, 3, 6 e 8 da série. As cenas definidas são aquelas em que o personagem estabelece uma interação dinâmica com pelo menos um personagem masculino dentre os episódios em que ela aparece. Os resultados indicam que os papéis provocados pelo gênero das sociedades patriarcais parecem ditar o papel feminino no início da 1ª temporada, porém, ao longo das temporadas, esse papel parece ser desconstruído pela representação de Daenerys, que desafia essa estrutura tradicional da sociedade. No entanto, na última temporada, os significados multimodais reforçam a desigualdade das relações de gênero no que se refere ao poder e à autoridade, pois o discurso negativo de que as mulheres não devem ocupar cargas de comando é reproduzido e naturalizado pela série. Assim, embora inicialmente engajada em transgredir os padrões de gênero, uma série de visões patriarcais da mulher na sociedade. |
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dc.description.abstract |
Abstract: The depiction of women and power relations involving female characters has been increasingly investigated in multimodal genres (BEZERRA, 2008; MACEDO, 2014). A growing interest is on investigating gender representation in movies and TV series, to explore the image of women, and the probable hegemonic power relations in the discourse related to these characters. Game of Thrones (GoT), an example of a very popular TV series worldwide, is an HBO TV adaptation of a series of fantasy novels called A Song of Ice and Fire, written by the American author George R. R. Martin. Throughout its eight seasons, GoT explores Martin?s strong female characters who somehow subvert social standards of the medieval society in which they live. One of these characters who lives in a primarily male dominated world is Daenerys Targaryen, who faces gender discrimination throughout her storyline, but she does not take for granted her predetermined role based on the sole fact that she is a woman. She goes through a radical transformation of behavior along the story, a fact that justifies the investigation of her development over the eight seasons to observe these considerable changes related to this particular character. Based on Systemic Functional Linguistic (Halliday, 1985), Critical Discourse Analysis (Fairclough, 2010) and the Grammar of visual design (Kress & van Leeuwen, 1996; 2006), the objective of this study is to investigate gender-based power relations in which the character of Daenerys Targaryen is involved in her multimodal representation over the Seasons 1, 3, 6 and 8 of the TV show. The selected scenes are the ones in which the character establishes a dynamic interaction with at least one male character among the episodes in which she appears. Results indicate that the conventional gender roles of patriarchal societies seem to dictate the role of femininity in the beginning of Season 1, however, throughout the seasons, the female role appears to be deconstructed by Daenerys?s representation, as she defies this traditional structure of society. Nevertheless, in the final Season, the multimodal meanings reinforce the inequality of gender relations concerning power and authority, as the negative discourse that women are not meant to be in commanding positions is reproduced and naturalized by the show. Therefore, although initially engaged to transgress gender patterns, the show reproduces patriarchal views of women in society. |
en |
dc.format.extent |
174 p.| il. |
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dc.language.iso |
eng |
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dc.subject.classification |
Língua inglesa |
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dc.subject.classification |
Gramática sistêmica |
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dc.subject.classification |
Análise crítica do discurso |
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dc.subject.classification |
Televisão |
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dc.title |
Daenerys Targaryen: the verbal and visual representation of a powerful woman in the HBO TV Series Game of Thrones |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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