Cuidar, sonhar, cantar a tekoa: modos guarani mbya de compor (com) o território

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Cuidar, sonhar, cantar a tekoa: modos guarani mbya de compor (com) o território

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Title: Cuidar, sonhar, cantar a tekoa: modos guarani mbya de compor (com) o território
Author: Abel, Renata Andriolo
Abstract: Essa pesquisa propõe trazer à discussão os modos pelos quais les guarani mbya da tekoa Ygua Porã, no litoral catarinense, territorializam ou ocupam tradicionalmente a terra. Com base em trabalho etnográfico, busca perspectivar a concepção de les guarani mbya sobre o território a partir do exercício de tradução de conceitos mbya, como tata (fogo), mborayu (cuidado), oexara?u va?e (sonho), mborai (canto), ayu (fala). Esses denotam que o território é completamente imbricado com os modos de vida, visto que é necessário sentir os fluxos que o constituem compondo o corpo, bem como o corpo participando da composição de seus fluxos. Há um deslocamento do território como conceito jurídico para o território como conceito vivido, e essa compreensão tece um deslocamento da territorialização para a composição da tekoa (aldeia). Por fim, apresenta reflexões sobre os distintos modos de compreender e viver o território para les mbya e para les jurua (não indígenas), trazendo as contrariedades entre esses modos, além de especificidades da ocupação tradicional da tekoa Ygua Porã. Ainda, traz à discussão a mediação política de les mbya frente a les não indígenas e seus dispositivos jurídico-legais, localizando o canto como um modo de gerar efeitos em les não indígenas através de outros e como um importante articulador na garantia do direito a seus territórios originários.Abstract: This research aims to discuss how the Guarani mbya of the tekoa Ygua Porã traditionally territorialize or occupy the land on the coast of Santa Catarina. Based on ethnographic work, it seeks to put in perspective the conception of the Guarani Mbya about the territory from the exercise of translating mbya concepts, such as tata (fire), mborayu (care), oexara?u va?e (dream), mborai (chant), and ayu (speech). These denote that the territory is totally imbricated with the ways of life since it is necessary to feel the flows that constitute it, composing the body and the participating body in the composition of its flows. There is a displacement from the territory as a legal concept to the territory as a lived concept, and this understanding weaves a displacement from territorialization to the composition of the tekoa (village). Finally, it reflects on the different ways of understanding and living the territory for mbya people and jurua (non-indigenous), bringing the contradictions between these ways, in addition to specificities of the traditional occupation of the tekoa Ygua Porã. Still, it brings to the discussion the political mediation of les mbya in front of non-indigenous and their juridical-legal devices, locating the chant as a way of generating effects on non-indigenous through others and as an important articulator in guaranteeing the right to their original territories.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252010
Date: 2023


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