dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Ulbricht, Vânia Ribas |
|
dc.contributor.author |
Binda, Renan de Paula |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-20T23:28:24Z |
|
dc.date.available |
2023-11-20T23:28:24Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.other |
384902 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252044 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2023. |
|
dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem como objetivo atender à crescente demanda por uma educação inclusiva e acessível, com foco na oferta de recursos digitais de aprendizagem (RDA) que promovam interação de qualidade para pessoas com deficiência visual ou auditiva. A inclusão digital e a acessibilidade são temas de extrema importância no campo da educação, especialmente no contexto da RDA. Embora as tecnologias digitais proporcionem novas oportunidades de acesso ao conhecimento, também apresentam desafios significativos para as pessoas com deficiência visual ou auditiva. A falta de acessibilidade adequada nesses recursos tem limitado a participação efetiva dessas pessoas no processo educacional, resultando em barreiras e exclusão. Mesmo com diretrizes condicionais, como as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo da Web (WCAG), a aplicação dessas recomendações ainda apresenta lacunas. Diversos fatores contribuem para essa ausência de acessibilidade, como a falta de conscientização dos desenvolvedores e profissionais envolvidos na criação de materiais educacionais. Além disso, limitações técnicas, restrições de tempo e conhecimento técnico também são desafios enfrentados na busca pela acessibilidade digital. Isso prejudica a experiência das pessoas com deficiência, afetando suas interações, envolvimento, interpretação, significado, bem como suas emoções ao utilizar esses recursos. A acessibilidade impacta na forma como essas pessoas percebem e se relacionam com a RDA, o que, por sua vez, influencia diretamente o nível de envolvimento e os benefícios que podem obter. Nesta pesquisa, a metodologia adotada é qualitativa e propositiva na modalidade tecnológica, buscando uma aplicação prática e pragmática na solução do problema específico. A abordagem Design Science Research (DSR) é utilizada como estrutura para a condução da pesquisa científica, fundamentando e operacionalizando os procedimentos investigativos na perspectiva da Design Science. Dessa forma, esta pesquisa visa propor um modelo para inclusão e acessibilidade digital de pessoas com deficiência visual ou auditiva em recursos digitais de aprendizagem. O objetivo do modelo é estabelecer boas práticas que orientem os criadores de RDA na aplicação de acessibilidade digital de acordo com as necessidades específicas das pessoas com deficiência visual ou auditiva, levando em contato com o contexto de uso. O modelo aborda tanto os aspectos tecnológicos, como o uso de formatos alternativos, legendas, audiodescrição, transcrição, libras, entre outros, quanto os aspectos emocionais e psicológicos relacionados à experiência do usuário. Espera-se que esta pesquisa contribua para o debate sobre a produção de RDA acessível e a experiência de pessoas com deficiência visual ou auditiva. Ao fornecer um modelo orientador, pretende-se auxiliar criadores, desenvolvedores e demais profissionais envolvidos na produção de RDA a promover a igualdade de acesso e a participação efetiva na educação digital. |
|
dc.description.abstract |
Abstract: This research aims to meet the growing demand for inclusive and accessible education, with a focus on providing quality interaction through digital learning resources (DLR) for individuals with visual or hearing impairments. Digital inclusion and accessibility are highly important topics in the field of education, especially in the context of DLRs. While digital technologies have provided new opportunities for accessing knowledge, they have also presented significant challenges for individuals with visual or hearing impairments. The lack of proper accessibility in these resources has limited the effective participation of these individuals in the educational process, resulting in barriers and exclusion. Even with established guidelines, such as those from WCAG, the implementation of these recommendations still has gaps. Several factors contribute to this lack of accessibility, including a lack of awareness among developers and professionals involved in creating educational materials. Additionally, technical limitations, time constraints, and technical knowledge are challenges faced in pursuing digital accessibility. This negatively impacts the experience of individuals with disabilities, affecting their interaction, engagement, interpretation, meaning-making, and emotions when using these resources. Accessibility influences how these individuals perceive and engage with DLRs, which, in turn, directly affects their level of engagement and the benefits they can derive. In this research, a qualitative and technologically oriented methodology is adopted, seeking a practical and pragmatic application to address the specific problem. The Design Science Research (DSR) approach is used as a framework for conducting scientific research, guiding and operationalizing investigative procedures from a Design Science perspective. Thus, this research aims to propose a model for the digital inclusion and accessibility of individuals with visual or hearing impairments in digital learning resources. The model's goal is to establish best practices that guide DLR creators in implementing digital accessibility according to the specific needs of individuals with visual or hearing impairments, taking into account the context of use. The model addresses both technological aspects, such as the use of alternative formats, captions, audio description, transcripts, sign language, among others, and emotional and psychological aspects related to the user experience. It is expected that this research will contribute to the discourse on producing accessible DLRs and the experience of individuals with visual or hearing impairments. By providing a guiding model, the aim is to assist creators, developers, and other professionals involved in DLR production in promoting equal access and effective participation in digital education. |
en |
dc.format.extent |
175 p.| il., tabs. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Engenharia e gestão do conhecimento |
|
dc.subject.classification |
Educação |
|
dc.subject.classification |
Inclusão digital |
|
dc.subject.classification |
Acessibilidade (direitos humanos) |
|
dc.subject.classification |
Pessoas com deficiência |
|
dc.subject.classification |
Estudo de usuário |
|
dc.title |
Modelo de inclusão e acessibilidade digital para pessoas com deficiência visual e auditiva em recursos digitais de aprendizagem |
|
dc.type |
Tese (Doutorado) |
|
dc.contributor.advisor-co |
Fadel, Luciane Maria |
|