dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Voigt, Márcio Roberto |
|
dc.contributor.author |
Lunardelli, Daniel Henrique França |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-27T23:31:56Z |
|
dc.date.available |
2023-11-27T23:31:56Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.other |
385047 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252273 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2023.. |
|
dc.description.abstract |
Esta pesquisa teve por objetivo investigar, por meio da produção musical dos compositores João Bosco e Aldir Blanc, como mediações culturais entre o nacional-popular e o tropicalismo durante o processo de abertura do Regime Militar. A partir da produção musical dos compositores, foi possível refletir sobre as propostas estéticas dessas duas vertentes no quadro de mudança e expansão da indústria cultural a partir da década de 1970. Nesse sentido, o trabalho procura evidenciar as aproximações e as tensões entre as duas correntes artísticas, compreendendo que a discografia escolhida como objeto de análise fornece o levantamento de uma série de questões para o debate da canção popular no período. Tendo em vista a avaliação do processo de mundialização da cultura, o trabalho busca também, a partir do tema central, indicar algumas sugestões para a produção de uma História Global da Canção. As fontes utilizadas são os fonogramas dos compositores, além dos jornais O Globo (Rio de Janeiro), Jornal do Brasil (Rio de Janeiro), Folha de S. Paulo (São Paulo), Revista Veja (São Paulo) e Revista Manchete (Rio). de Janeiro), como veículos de comunicação nacional que proporcionam um panorama amplo para a análise pretendida. |
|
dc.description.abstract |
Abstract: This research investigates, through the musical production of composers João Bosco and Aldir Blanc, how cultural mediations between the national-popular and tropicalismo, during the process of opening the military regime. From the musical production of the composers, it is possible to reflect on the two aspects of the aesthetic proposals in the context of change and expansion of the cultural industry from the 1970s onwards. Popular in the period. In view of an assessment about the process of globalization of culture, the work also seeks, from the central theme, to indicate some suggestions for the production of a Global History of Song. The sources to be used are the phonograms of the composers, in addition to the newspapers O Globo (Rio de Janeiro), Jornal do Brasil (Rio de Janeiro), Folha de S. Paulo (São Paulo) and Opinião (Rio de Janeiro) as vehicles of national communication that provide a broad panorama for an analysis. |
en |
dc.format.extent |
173 p.| il. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
História |
|
dc.subject.classification |
Música popular |
|
dc.subject.classification |
Tropicalismo (Movimento musical) |
|
dc.subject.classification |
Indústria cultural |
|
dc.subject.classification |
Indústria musical |
|
dc.subject.classification |
Abertura politica |
|
dc.title |
Os cavaleiros e os moinhos: mediações culturais entre o nacional- popular e o tropicalismo na produção musical de João Bosco e Aldir Blanc (1972 ? 1980) |
|
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
|