As identidades na música de Emicida: história, poesia e comunidade

DSpace Repository

A- A A+

As identidades na música de Emicida: história, poesia e comunidade

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Voigt, Márcio Roberto
dc.contributor.author Souza, Bruna Andrade Benjamim de
dc.date.accessioned 2023-11-28T23:31:55Z
dc.date.available 2023-11-28T23:31:55Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.other 385072
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252289
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2023..
dc.description.abstract Esta dissertação visa apreende os vínculos da música rap com a elaboração de identidades simbólicas por meio de parte da trajetória de Emicida e seu álbum ?Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa? (2015). Nos permitindo destrinchar um feixe de sentidos com as fontes a partir da produção musical do rapper no decorrer da construção de um pensamento social, político e cultural. A agência deste sujeito e de suas audiências se manifesta de modo a permitir a investigação das identidades construídas a partir do rap expondo como conceitos de identidade e comunidade imaginada são protegidos por novos discursos descolonizadores apontados por Paul Gilroy e Stuart Hall, em que sujeitos constroem identidades simbólicas a partir da identificação e representação que produz e transforma as culturas, os sujeitos e os espaços. Para tanto, será necessário um corpus documental incluindo músicas do rapper que nos ajudem a contextualizar parte de sua trajetória, como ?Triunfo? (2008), ?Vai Ser Rimando?, ?Cidadão? e ?Soldado Sem Bandeira? (2009), ?E agora?? (2010), ?Obrigado Darcy! (2014), além do álbum ?Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa? (2015), entrevistas em formato de vídeo e texto, videoclipes e documentário ?Sobre Nóiz? (2017) relacionados ao álbum e sua viagem para Luanda, Cabo Verde e Madagáscar.
dc.description.abstract Abstract: This dissertation aims to understand the links between rap music and the development of symbolic identities by means of analysing part of Emicida's career and his album \"Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa\" (2015). Allowing us to unravel a myriad of meanings with sources based on the rapper's musical production, with a view to constructing a social, political and cultural thought. The behavior of this subject and his audiences manifests itself in a way that allows us to investigate the identities constructed from rap, exposing how concepts of identity and imagined community are appropriated by new decolonizing discourses as pointed out by Paul Gilroy and Stuart Hall, in which subjects construct symbolic identities from identification and representation that produces and transforms cultures, subjects and spaces. To do so, a documentary corpus will be needed including songs by the rapper that help us contextualize part of his career, such as \"Triunfo\" (2008), \"Vai Ser Rimando\", \"Cidadão\" and \"Soldado Sem Bandeira\" (2009), \"E Agora?\" (2010), \"Obrigado Darcy! (2014), as well as the album \"Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa\" (2015), video and text interviews, music videos and the documentary \"Sobre Nóiz\" (2017) related to the album and his trip to Luanda, Cabo Verde and Madagascar. en
dc.format.extent 150 p.
dc.language.iso por
dc.subject.classification História
dc.subject.classification Música popular
dc.title As identidades na música de Emicida: história, poesia e comunidade
dc.type Dissertação (Mestrado)


Files in this item

Files Size Format View
PHST0798-D.pdf 2.480Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar