dc.contributor.advisor |
Daufenbach, Karine |
|
dc.contributor.author |
Gomes, Guilherme Vettoretti |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-05T23:30:32Z |
|
dc.date.available |
2023-12-05T23:30:32Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.other |
385231 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252487 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2023. |
|
dc.description.abstract |
O arquiteto italiano Paolo Zermani (Medesano, 1958) é reconhecido por suas contribuições nos campos acadêmico e projetual. Com mais de 40 anos de experiência profissional, a obra do arquiteto é marcada pela vasta produção, em que se destacam as obras sacras, caracterizadas por uma linguagem própria, pela forte presença de um simbolismo religioso, pela conexão com a paisagem e a vontade de dialogar com a história da arquitetura, italiana, especialmente, como exemplificado na Chiesa di San Giovanni Apostolo (2007) e na Cappella nel Bosco (2012), obras analisadas nesta pesquisa. A combinação de elementos empregada por Zermani resulta em estruturas monumentais e sóbrias. Ao contextualizar a arquitetura italiana contemporânea e suas contribuições, torna-se possível compreender as aspirações institucionais e sociais da arquitetura sacra, bem como os temas e significados das obras selecionadas. Esta pesquisa explora as relações entre esses temas e os resultados formais das obras de Paolo Zermani, fazendo comparações com referências teóricas, contribuindo para a reflexão sobre valores na arquitetura sacra contemporânea. |
|
dc.description.abstract |
Abstract: The Italian architect Paolo Zermani (Medesano, 1958) is recognized for his contributions in both the academic and design fields. With over 40 years of professional experience, the architect's work is characterized by a prolific output, with a particular emphasis on sacred works. His architecture is known for its distinctive language, a strong presence of religious symbolism, a connection to the landscape, and a desire to engage with the history of Italian architecture, particularly exemplified in the Chiesa di San Giovanni Apostolo (2007) and the Cappella nel Bosco (2012), both of which are analyzed in this research. Zermani's combination of elements results in monumental and austere structures. By contextualizing contemporary Italian architecture and its contributions, it becomes possible to understand the institutional and social aspirations of sacred architecture, as well as the themes and meanings of the selected works. This research explores the relationships between these themes and the formal outcomes of Paolo Zermani's works, drawing comparisons with theoretical references and contributing to the reflection on values in contemporary sacred architecture. |
en |
dc.format.extent |
110 p.| il.,, grafs. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Arquitetura |
|
dc.subject.classification |
Arquitetura italiana |
|
dc.subject.classification |
Arquitetura de igrejas |
|
dc.subject.classification |
Antiguidades cristãs |
|
dc.subject.classification |
Arquitetura |
|
dc.title |
Arquitetura sacra na obra de Paolo Zermani |
|
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
|