Os novos panoramas da arte na era digital: da sacralidade artística a inventividade pelas redes sociais
Show full item record
Title:
|
Os novos panoramas da arte na era digital: da sacralidade artística a inventividade pelas redes sociais |
Author:
|
Gentil, Isadora Pereira Salomon
|
Abstract:
|
O presente trabalho tem como objetivo traçar um panorama da arte na era digital, a partir da análise das redes sociais de três museus de relevância global: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Brasil), Museé du Louvre (França) e Gallerie degli Uffizi (Itália); desta forma, foi observado a interação com os seguidores, tipo de conteúdo postado, frequência e recepção do público (curtidas e comentários). O trabalho parte da afirmação que após a pandemia da COVID – 19, os ambientes virtuais se tornaram indissociáveis ao sistema artístico, visto que os museus analisados precisaram se adaptar a esta nova realidade utilizando suas redes sociais para manter contato com o público enquanto estava decretado o isolamento físico/social e, após este período, continuaram a sua crescente atuação online. Averiguando as páginas do Instagram, TikTok e Facebook destas instituições é compreensível que as redes sociais estão alterando a relação museu/público, onde um número cada vez maior de jovens estão mostrando interesse em visitar esses espaços. Esta análise permite um melhor entendimento de como a arte se consolida na contemporaneidade e o que isto significa para as discussões acerca de espaços expositivos, arte socializada e dessacralização das tradições artísticas vigentes. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, História. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252574
|
Date:
|
2023-12-01 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar