Memória(s) no pós-guerra e mangás: uma análise de “Ayako” (1972-1973) de Tezuka Osamu
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Degan, Alex |
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dc.contributor.author |
Goulart, Emanuel de Faria |
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dc.date.accessioned |
2023-12-08T02:33:56Z |
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dc.date.available |
2023-12-08T02:33:56Z |
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dc.date.issued |
2023-11-21 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252594 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Relações Internacionais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho analisa o mangá - quadrinho japonês - “Ayako”, publicado entre 1972 e
1973 por Tezuka Osamu (1928-1989) para entender as suas intersecções com o debate da
memória social no pós-guerra japonês (1945-1989). Para isso, estabeleceu-se a memória
social como a representação do passado por grupos sociais diversos criada a partir de um
processo de seleção e organização. Sua principal função é dar sustentação para as identidades
sociais, proporcionando pontos de coerência e continuidade. Nesse sentido, a rendição
japonesa em 1945 iniciou um processo de reconstrução da memória coletiva da história
recente do Japão e da identidade nacional. Esta memória se desenvolveu em um cenário
transnacional, influenciada pelas forças de ocupação estadunidense e a bipolarização da
Guerra Fria. No mesmo período, os mangás ressurgiram como forma de entretenimento barata
e popular. Um de seus principais expoentes foi Tezuka Osamu, criador de obras como “Astro
Boy”. Conhecido por seus trabalhos infantis, ele também se dedicou a história adultas na
década de 1960 como resposta ao movimento dos gekiga, que revolucionou a indústria de
mangás com histórias políticas e violentas. Nesse contexto, Tezuka publica “Ayako” que
conta a trajetória da família aristocrática Tenge no pós-guerra japonês. Para analisá-la,
selecionaram-se páginas do quadrinho, buscando entendê-las pela ótica da história visual e da
linguística aplicada aos quadrinhos. Ao fim, conclui-se que “Ayako” tenciona as estruturas
políticas e ideológicas que evitaram de lidar com os sentimentos de culpa e remorso presentes
no imediato pós-guerra envolvendo a Guerra do Pacífico e os EUA. |
pt_BR |
dc.format.extent |
81 f |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Mangá |
pt_BR |
dc.subject |
Memória |
pt_BR |
dc.subject |
Japão |
pt_BR |
dc.subject |
Tezuka Osamu |
pt_BR |
dc.title |
Memória(s) no pós-guerra e mangás: uma análise de “Ayako” (1972-1973) de Tezuka Osamu |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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