Title: | “Bandeira da França no sol do Brasil”: trajetória e memória de Béatrix Reynal (1910-1960) |
Author: | Guebert, Caroline Aparecida |
Abstract: |
Esta tese parte de um estudo de trajetória da franco-uruguaia Marcelle Jaulent (1892-1990), vulgo Béatrix Reynal, desde a sua chegada no Rio de Janeiro nos anos 1910 até os anos 1960, quando ela se consolidou como figuração de uma memória grupal de literatos da “segunda geração modernista” no Brasil. Analisa-se o processo de inserção social e simbólica daquela mulher nos domínios intelectual e artístico por onde circulou, considerando a produção cultural e poética dela e dos seus pares, e, sobremaneira, a sua atuação como salonista (entre 1935-1945) na cidade. A partir do método indiciário e de pesquisa documental inédita, a trajetória de Reynal permite apreender uma série de dinâmicas da circulação transnacional (não linear) de pessoas, ideias e bens culturais entre Brasil e França, particularmente o movimento “França Livre” durante a Segunda Guerra Mundial e em meio ao Estado-Novo de Getúlio Vargas. A tese mapeia um “núcleo-duro” estabelecido entre Reynal e os artistas José Maria dos Reis Junior e Oswaldo Goeldi, bem como o círculo mais amplo de seus interlocutores, incluindo aí o grupo dos “franceses livres” exilados na cidade. Os projetos nos quais Béatrix se engajou são pensados uns com relação aos outros, tais como: livros, artigos na imprensa, emissões de rádio, campanhas em prol da entrada do Brasil na guerra e da libertação da França do domínio nazista/vichysta, que tiveram papel na transição republicana brasileira de 1945-1946. A tese temporaliza, assim, diferentes conjunturas: a) a do entre-guerras; b) a da Segunda Guerra Mundial; c) a do pós-1945, situando condições de produção, marcadores de gênero, de classe, de nacionalidade e pontos de inflexão individuais e coletivos. Problematizam-se as transferências culturais e os usos do passado em torno do imaginário da mulher arlesiana, que marcaram a identidade de Béatrix Reynal como poeta provençal, frente às transformações históricas, como a institucionalização do Comitê França Livre no Rio de Janeiro, que a tornaram conhecida como “a poeta da vitória”. Por fim, o estudo incorpora a dimensão da memória no pós-Segunda Guerra Mundial, analisando as petições públicas que foram direcionadas aos governos francês e brasileiro em prol da memória de Reynal, junto aos textos literários de Alvaro Moreyra, Carlos Drummond de Andrade, Raquel de Queiroz, José Geraldo Vieira, entre outros que se articularam entre si. O enquadramento produzido por tais autores e signatários francófilos incluiu a eles próprios como vetores do que acreditavam ser a “última geração francófila por excelência” no país. Abstract: This thesis is based on a study of the trajectory of the Franco-Uruguayan Marcelle Jaulent (1892-1990), known by the pseudonym Béatrix Reynal, from her arrival in Rio de Janeiro in the 1910s until the 1960s, when she consolidated herself as a figure of a group memory of several writers who were part of the "second modernist generation" in Brazil. The process of social and symbolic insertion of this woman in the intellectual and artistic domains where she circulated is analyzed, considering her cultural and poetic production and of her peers, and mainly her performance as a salonist (between 1935-1945) in the city. Using the evidentiary method and a unprecedented documentary research, Reynal's trajectory makes it possible to grasp a series of dynamics in the (non-linear) transnational circulation of people, ideas and cultural assets between Brazil and France, particularly the "Free France" movement during the Second World War and in the midst of Getúlio Vargas' New State. The thesis maps a core established among Reynal and the artists José Maria dos Reis Junior and Oswaldo Goeldi, as well as the wider circle of his interlocutors, including the group of "Free French" exiles in the city. The projects in which Béatrix was involved are thought of in relation to each other, such as: books, articles in the press, radio broadcasts, campaigns for Brazil's entry into the war and the liberation of France from Nazi/Vichyist domination, which played a role in Brazil's republican transition of 1945-1946. The thesis thus temporalizes different conjunctures: a) the interwar period; b) the Second World War; c) the post-1945 period, situating production conditions, like gender, class and nationality markers and individual and collective turning points. The cultural transfers and the uses of the past around the imaginary of the Arlesian woman, which marked Béatrix Reynal's identity as a Provençal poet, are problematized in the face of historical transformations, such as the institutionalization of the Free France Committee in Rio de Janeiro, which made her known as "the poet of victory". Finally, the study incorporates the dimension of memory in the aftermath of the Second World War, analyzing the public petitions that were addressed to the French and Brazilian governments in favor of Reynal's memory, along with the literary texts by Alvaro Moreyra, Carlos Drummond de Andrade, Raquel de Queiroz, José Geraldo Vieira, and others linked to one another. The framework produced by these Francophile authors and signatories included themselves as vectors of what they believed to be the "last Francophile generation par excellence" in the country. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2023.. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252951 |
Date: | 2023 |
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