Badges como ferramenta de gamificação no contexto do ensino superior por meio de tokenização
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Westphall, Johann |
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dc.contributor.author |
Queiroz, Brenno Araujo |
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dc.date.accessioned |
2023-12-13T19:49:22Z |
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dc.date.available |
2023-12-13T19:49:22Z |
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dc.date.issued |
2023-11-29 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253128 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Sistemas de Informação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A introdução da tecnologia blockchain na educação tem trazido benefícios significativos, como a autenticação e a disponibilidade de dados relacionados à trajetória acadêmica dos estudantes. A tokenização, em particular, oferece uma camada adicional de padronização e facilita a transferência e o compartilhamento desses dados, aumentando sua utilidade. No entanto, é importante reconhecer que mesmo sem a tokenização, os dados armazenados na blockchain podem ser bastante úteis, graças à natureza imutável e transparente da tecnologia. A tokenização é uma técnica que consiste em transformar ativos físicos ou digitais em tokens, ou seja, unidades digitais que podem ser facilmente armazenadas, transferidas e gerenciadas na blockchain. O "Jornada do Estudante" é uma plataforma que utiliza a tecnologia blockchain para armazenar os dados relacionados à trajetória acadêmica dos estudantes, como notas, histórico escolar, certificados e outras informações relevantes. O objetivo deste trabalho é implementar badges correspondentes a conquistas acadêmicas ao longo da vida universitária. Exemplos delas são as conquistas de melhor aluno de uma disciplina durante o semestre, melhor atleta de uma competição desportiva e de formando com melhor desempenho. Esses badges representam uma nova funcionalidade no projeto "Jornada do Estudante", utilizando a blockchain Hyperledger Fabric para produzir Non- Fungible Tokens (NFTs) no contexto educacional. Facilitando o consumo e armazenamento desses dados, bem como proporcionando uma gamificação através da emissão de badges educacionais e sociais, esses badges são representados nesse trabalho como NFTs. Foram implementados uma aplicação web onde é exibido informações educacionais e as badges de conquista, seguindo o padrão do "Jornada do Estudante" incluindo a implementação de um chaincode para gerenciamento das Badges. Desta forma, o presente trabalho contribui para o avanço da tecnologia blockchain na educação, através do desenvolvimento de uma funcionalidade para a plataforma "Jornada do Estudante" que permite emissão de badges educacionais e incentiva a participação dos estudantes. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Blockchain |
pt_BR |
dc.subject |
Tokenização |
pt_BR |
dc.subject |
NFTs |
pt_BR |
dc.subject |
Jornada do Estudante |
pt_BR |
dc.title |
Badges como ferramenta de gamificação no contexto do ensino superior por meio de tokenização |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Martina, Jean Everson |
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