Jogo com Aprendizagem Tangencial de Modelagem 3D para Animação
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Grassi, Nicholas Bruggner |
|
dc.contributor.author |
Marcelino, Denis |
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dc.date.accessioned |
2023-12-14T21:19:09Z |
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dc.date.available |
2023-12-14T21:19:09Z |
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dc.date.issued |
2023-11-27 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253256 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Animação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O trabalho consistiu em desenvolver um protótipo de jogo para computador com intuito
de facilitar o aprendizado sobre práticas corretas de modelagem 3D para Animação.
A abordagem do aprendizado tangencial foi utilizada, já que ela consiste em ensinar
como consequência de uma experiência divertida, impulsionando o jogador a buscar
além do material contido no jogo. No caso do projeto, utilizou-se fontes de ensino
sobre modelagem 3D para animação para a elaboração das fases. Seguindo alguns
passos recomendados para game design, foi criado uma breve história como
motivação de jogo, uma mascote simples para simpatizar com o jogador, e o
mapeamento das mecânicas de jogabilidade, interface de usuário e fluxo do jogo, tudo
contido em um Game Design Document. Dentre os motores de jogos disponíveis no
mercado, foi escolhido a Unity devido a uma afinidade pessoal com o método de
desenvolvimento de jogos que a própria apresenta. O resultado foi uma fase em uma
versão reduzida explicando conceitos chave de modelagem 3D para animação,
possuindo apenas o modo aprendizado. Futuramente, após finalizar a implementação
do modo desafio, serão realizados testes com um número arbitrário de jogadores para
avaliar a diversão e o ensino tangencial percebidos por diferentes perfis. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This project consists of developing a computer game prototype in order to facilitate the
learning of correct 3D modeling practices for animation. The tangential learning
approach was utilized, since it consists of teaching as a consequence of a fun
experience, encouraging the player to seek materials beyond what is contained in the
game. In this project’s case, it was utilized teaching sources about 3D modeling for
animation to develop the stages. Following recommended steps for game design, a
brief story was created as motivation for the game, a simple mascot to sympathize with
the player, and a mapping of the game mechanics, interface, and game flow, all
contained in a Game Design Document. In all the game engines available, Unity was
chosen due to a personal affinity with the development methods that it presents. The
result was a reduced version of one stage teaching key concepts of 3D modeling for
animation, having only the learning mode finished. In the future, after completing
development of the challenge mode, tests will be realized with an arbitrary number of
players to evaluate the fun and tangential teaching perceived by different profiles. |
pt_BR |
dc.format.extent |
41 |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Modelagem 3D |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem Tangencial |
pt_BR |
dc.subject |
Modelagem para Animação |
pt_BR |
dc.subject |
Jogo Digital |
pt_BR |
dc.title |
Jogo com Aprendizagem Tangencial de Modelagem 3D para Animação |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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