dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Capela, Carlos Eduardo Schmidt |
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dc.contributor.author |
Borges, Luiza de Aguiar |
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dc.date.accessioned |
2023-12-18T23:30:28Z |
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dc.date.available |
2023-12-18T23:30:28Z |
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dc.date.issued |
2023 |
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dc.identifier.other |
385467 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253469 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023. |
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dc.description.abstract |
Esse trabalho propõe uma abordagem arquifilológica ao discurso sobre o desejo em uma seleção constelacional de obras literárias clássicas, medievais e contemporâneas. Quando fazemos uma análise dos elementos específicos associados a esse discurso, percebemos que, ao contrário de uma superação de temas e estilos, de auges e declínios da arte literária, deparamo-nos com uma constante transformação em cujo núcleo residem as marcas do passado. Ao associarmos o método filológico a uma revisão do conceito de progresso — como aquela realizada por Walter Benjamin e Friedrich Nietzsche — e a uma revisão da própria filologia clássica — como o fizeram Werner Hamacher e Peter Szondi, adquirimos um conjunto de ferramentas próprio para observar que há história dentro das palavras, dentro dos elementos mínimos dos textos, e que essa história ultrapassa o estabelecimento de fronteiras disciplinares — territoriais e cronológicas. Nessa tese, analisam-se três pares de elementos filológicos em confronto, associados ao discurso do desejo na literatura clássica, na literatura italiana do duecento e do Dolce Stil Nuovo, e na literatura brasileira contemporânea: o glukúpikron de Safo contra o delém de Guimarães Rosa, o fluido de Machado de Assis contra a freccia dos poetas sicilianos, o tangere do Evangelho Segundo João contra a passio de Murilo Mendes. |
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dc.description.abstract |
Abstract: This thesis proposes an archiphilological approach to the discourse of desire in a constellational selection of classical, medieval and contemporary works of literature. When we analyze specific elements associated with this discourse, we understand that, instead of an overcoming of motifs and styles, of peaks and declines of literary art, we encounter a constant transformation, at the core of which lie the traces of the past. When we bring together the philological method and a revision of the concept of progress — as the one undertaken by Walter Benjamin and Friedrich Nietzsche — to a revision of classical philology itself — as did Werner Hamacher and Peter Szondi —, we acquire a proper set of tools to perceive that there is history inside words, inside the most minimal elements of texts, and that this history overrides the establishment of disciplinary boundaries — territorial and chronological ones. In this thesis, we analyze three pairs of philological elements in confront, associated with the discourse of desire in classical literature, in the Italian literature of the Duecento and the Dolce Stil Novo, and in contemporary Brazilian literature: Sappho's glukúpikron confronted with Guimarães Rosa's delém, Machado de Assis's fluido confronted with the Sicilian poets' freccia, Saint John's tangere confronted with Murilo Mendes's passio. |
en |
dc.format.extent |
185 p.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Literatura |
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dc.subject.classification |
Desejo na literatura |
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dc.title |
Delém, a flecha: arquifilologias do desejo |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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