“Sala de Espera” - Adaptação de pintura à óleo para interação com Realidade Virtual
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Souza Prim, Gabriel de |
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dc.contributor.author |
Lucena de Melo Souto, Maria Carolina |
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dc.date.accessioned |
2023-12-19T15:20:30Z |
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dc.date.available |
2023-12-19T15:20:30Z |
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dc.date.issued |
2023-11-28 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253524 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Animação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O desenvolvimento dos jogos e processadores gráficos popularizou e
expandiu a tecnologia da Realidade Virtual. A venda de óculos VR tornou possível
simular experiências, ambientes e situações de qualquer tipo em diversas áreas,
sejam pesquisas, simulações ou entretenimento. Uma dessas áreas é a arte, que
sempre esteve presente como forma de expressão da criatividade humana e pode
ser realizada em meios variados, sendo extremamente versátil para novas
possibilidades de interação com a mesma. Este trabalho de conclusão de curso tem
como objetivo simular a exploração de uma pintura a óleo por meio da sua recriação
e adaptação em um ambiente tridimensional, utilizando tecnologias de Realidade
Virtual para interagir com a obra. O projeto foi realizado por meio da seleção do
quadro “Sala de Espera” de Rodrigo Yudi e da recriação do mesmo em uma cena
virtual tridimensional por meio da modelagem de seus elementos, levando em
consideração suas formas, cores e texturas para garantir fidelidade ao estilo do
artista. O resultado é uma experiência interativa de exploração da pintura que
proporciona diferentes interpretações da obra original. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The development of games and graphic processors popularized and
expanded Virtual Reality technology. The sale of VR glasses has made it possible to
simulate experiences, environments and situations of any type in different areas,
whether it is research, simulations or entertainment. One of these areas is art, which
has always been present as a form of expression of human creativity and can be
carried out in a variety of ways, being extremely versatile for new possibilities of
interaction with it. This course completion work aims to simulate the exploration of an
oil painting through its recreation and adaptation in a three-dimensional environment,
using Virtual Reality technologies to interact with it. The project was made by
selecting the painting “Waiting Room” by Rodrigo Yudi and recreating it in a
three-dimensional virtual scene through the modeling of its elements, taking into
account their shapes, colors and textures to ensure fidelity to the style of the artist.
The result is an interactive experience of exploration of the painting that provides
different interpretations of the original work. |
pt_BR |
dc.format.extent |
68 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Animação |
pt_BR |
dc.subject |
3D |
pt_BR |
dc.subject |
Realidade Virtual |
pt_BR |
dc.subject |
Cena Virtual |
pt_BR |
dc.subject |
Pintura |
pt_BR |
dc.title |
“Sala de Espera” - Adaptação de pintura à óleo para interação com Realidade Virtual |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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