Jogos eletrônicos e educação: criando jogos educativos e divertidos
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Andaló, Flávio |
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dc.contributor.author |
Rocha, Renan Colzani da |
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dc.date.accessioned |
2023-12-20T17:43:08Z |
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dc.date.available |
2023-12-20T17:43:08Z |
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dc.date.issued |
2023-12-01 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253627 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Animação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo busca analisar as bases teóricas que sustentam a construção de um
jogo educativo divertido, elaborando uma estrutura de criação de jogos por meio de
conceitos teóricos estudados na perspectiva da psicologia e sua relação com este
tipo de mídia. Tendo em vista o crescimento do consumo de jogos eletrônicos como
entretenimento entre crianças e jovens no século XXI, pensou-se na construção de
um jogo eletrônico educativo que contenha três elementos que são considerados
parte do que faz os jogos serem divertidos, o desafio, a fantasia, ou narrativa, e a
curiosidade. Foi possível observar uma relação entre a elaboração destes
elementos em jogos eletrônicos e a obtenção de um estado de foco absoluto
chamado flow no jogador, que melhora sua concentração e auxilia no aprendizado a
partir da aumento na liberação de dopamina no corpo gerada pelos sistemas de
recompensa dos jogos. Analisando a utilização dos três elementos, observou-se que
a fantasia pode ser utilizada para transmitir informações para o jogador, que,
estando no estado de flow, poderia ter uma melhoria na capacidade de absorver e
compreender estas informações. Utilizando como exemplo do uso da narrativa
histórica como ferramenta educativa desenvolvida nos jogos da série Assassin’s
Creed, criou-se um projeto de desenvolvimento de um jogo educativo ambientado
em Florianópolis na década de 1950, protagonizado pelo artista e folclorista Franklin
Cascaes, e baseado nos contos publicados no livro O Fantástico na Ilha de Santa
Catarina. Este artigo apresenta os resultados das pesquisas históricas realizadas
para o desenvolvimento do primeiro mapa do jogo, além de um resumo de sua
narrativa e de suas mecânicas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This paper analyses the theoretical basis that sustains the development of an
educative fun game, elaborating a framework for the creation of such games through
these theoretical concepts in the perspective of psychology and its relation with this
type of media. Seeing the growth in consumption of video games by kids and
teenagers in the 21st century, it was thought about the creation of an educative
game that has three elements that are considered part of what makes games fun,
the challenge, the fantasy, or narrative, and the curiosity. A relation was observed
between the elaboration of these elements in games and the achievement of the flow
state in the player, which increases their concentration and helps their learning
through the higher liberation of dopamine in the body triggered by the reward
systems of video games. Taking the use of historical narratives in the Assassin’s
Creed series as an example, a project of an educative game set in Florianópolis
during the 1950’s was created, its main character being the artist and folklorist
Franklin Cascaes and the narrative being based on the stories published in the book
O Fantástico na Ilha de Santa Catarina. This paper presents the results of the
historical research made for the purpose of creating the first map of the game,
besides a summarised version of its narrative and gameplay mechanics. |
pt_BR |
dc.format.extent |
36 |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Flow |
pt_BR |
dc.subject |
Franklin Cascaes |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos eletrônicos |
pt_BR |
dc.subject |
Narrativa |
pt_BR |
dc.title |
Jogos eletrônicos e educação: criando jogos educativos e divertidos |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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