dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Bassani, Jaison José |
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dc.contributor.author |
Paula, Elenice de |
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dc.date.accessioned |
2024-02-07T23:23:03Z |
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dc.date.available |
2024-02-07T23:23:03Z |
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dc.date.issued |
2023 |
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dc.identifier.other |
386161 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254215 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2023. |
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dc.description.abstract |
Esta dissertação tem como objetivo analisar representações sobre as experiências da vida adulta de mulheres e homens narradas por Conceição Evaristo a partir da compreensão destas como parte de sua escritavência em seus livros Olhos D'Água, composta por 15 contos, e nos romances Ponciá Vicêncio e Becos da Memória. Com isso, buscamos compreender como as marcas sociais da diferença, como raça, gênero e classe social são utilizadas para construção corpórea e o processo de identificação e reconhecimento das personagens. As obras de Conceição Evaristo investem na crítica às desigualdades sociais, principalmente em questões que atravessam gênero, raça e classe e, ao mesmo tempo, como (re)existência, movimentos o protagonismo de seus personagens para o reconhecimento e construção identitária de si e dos laços com os seus. A partir da compreensão da autora como pensadora social brasileira, por meio dos esportes teórico-metodológicos dos estudos decoloniais de Quijano (2005), Mignolo (2008; 2020) e Santos (2022), da interseccionalidade exposta por Davis (2016), Crenshaw ( 2004), Collins e Bilge (2021) e Akotirene (2018), do pensamento social crítico (hooks 2020), diáspora de Domingues (2021) e do letramento racial crítico proposto por Ferreira (2015), estabeleço a análise das obras selecionadas. Diante da análise, é possível afirmar que a literatura produzida por Conceição Evaristo promove uma leitura diaspórica, em que seus personagens e histórias atravessam os elos estabelecidos entre o passado e o presente e na qual a escrita e oralidade servem como embasamento social para uma educação de ( re)existência. Críticas da realidade social anunciada, as histórias servem como forma de interpretar o mundo em uma escrita anunciada marcada pelo brutalismo poético de projetar novas formas de viver e experienciar a vida. |
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dc.description.abstract |
Abstract: This dissertation aims to analyze representations of the adult life experiences of women and men narrated by Conceição Evaristo from the understanding of these as part of her writing in her books Olhos D ´ Água, composed of 15 short stories, and in the novels Ponciá Vicêncio and Alleys of Memory. With this, I seek to understand how the social markings of difference, such as race, gender and social class, are used for corporeal construction and the process of identification and recognition of characters. Conceição Evaristo's works invest in criticizing social inequalities, mainly issues that cross gender, race and class and, at the same time, as (re)existence, moves the protagonism of her characters towards the recognition and identity construction of themselves and others. ties with yours. Based on the author's understanding as a Brazilian social thinker, through the theoretical-methodological contributions of the decolonial studies of Quijano (2005), Mignolo (2008; 2020) and Santos (2022), of the intersectionality exposed by Davis (2016), Crenshaw (2004), Collins and Bilge (2021) and Akotirene (2018), critical social thought (hooks 2020), Domingues diaspora (2021) and critical racial literacy proposed by Ferreira (2015), I establish the analysis of the selected works. In view of the analysis, it is possible to affirm that the literature produced by Conceição Evaristo promotes a diasporic reading, in which its characters and stories cross the links established between the past and present and in which writing and orality serve as a social basis for an education of (re)existence. Criticisms of the announced social reality, the stories serve as a way of interpreting the world in a written denunciation marked by the poetic brutalism of projecting new ways of living and experiencing life. |
en |
dc.format.extent |
250 p.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Educação |
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dc.subject.classification |
Decolonialidade |
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dc.subject.classification |
Literatura |
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dc.title |
Da suavidade às histórias carregadas de pedras: a escrevivência como pensamento social brasileiro em Conceição Evaristo |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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