dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
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dc.contributor.advisor |
Reinhardt, Bruno Mafra Ney |
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dc.contributor.author |
Soares, Pedro Luiz de Oliveira |
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dc.date.accessioned |
2024-02-21T16:02:25Z |
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dc.date.available |
2024-02-21T16:02:25Z |
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dc.date.issued |
2024-01-15 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254379 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Antropologia. |
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dc.description.abstract |
Este é um trabalho a partir da sanga de Lama Lena, Yeshe Kaytup Rinpoche, um coletivo budista vajrayana Drukpa Kagyu de orientação rime cujas atividades se organizam e se transmitem a partir do website Lama Lena Teachings, bem como outros meios de comunicação descritos na seção 2 dessa monografia. As questões, emergentes da própria pesquisa, que essa monografia busca responder são: qual a natureza da sanga e qual sua eficácia? O foco do interesse, ou seja, a partir do que se engaja a pesquisa e de onde partiram as descrições e análises, foram as práticas tântricas transmitidas de forma aberta através dos canais de comunicação dessa sanga. O conjunto de tais práticas está elencado na seção 2, dentre elas, a prática de Chenrezig também se encontra descrita com mais detalhes na seção 3.2. Com essa pesquisa e a monografia dela resultante, procura-se entender e transmitir um pouco da natureza da sanga, ou seja, do coletivo de praticantes entorno dessas mesmas práticas. O seção 3 se dedica especialmente a tal relação entre sanga e prática. A partir das ideias de cosmoecologia e de experimentação cosmoecológica (Despret; Meuret, 2016; Jensen, 2022), a que se dedica a seção 4, procura-se ensaiar um método adequado para se debruçar sobre um coletivo budista vajrayana, com sua peculiar cosmologia cujo centro é a realização de um mundo-vacuidade. Para isso, considera-se a problemática do relativismo ontológico e da tradução indeterminada, tal como posta por Quine através de Mauro de Almenida (2013, 2021). Tais discussões se apresentam na seção 5, que, além disso, retoma a discussão cosmoecológica e apresenta alguns pontos desconsiderados nessa monografia. Por fim, na seção 6, conclui-se, a respeito do fazer da sanga, a partir do engajamento de pesquisa e das discussões levantadas, o que se nota tratar de um ponto de relevância fundamental da ação da sanga, sua eficácia distinguível, com a seguinte proposição: se engajamentos fazem mundos (worlding), então o peculiar engajamento da sanga com o real através de suas práticas faz a explicitação da natureza búdica, ou vazia, desse mesmo real. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This is a work on the sangha of Lama Lena, Yeshe Kaytup Rinpoche, a Vajrayana Buddhist collective of the Drukpa Kagyu tradition with a rime orientation. Its activities are organized and transmitted through the Lama Lena Teachings website, as well as other medias described in chapter 1 of this thesis. The questions that emerged from the research itself and that this thesis aims to answer are: what is the nature of the sangha and what is its effectiveness?. The focus of interest, that is, from where the research engages and the descriptions and analyses has originated, was the tantric practices openly transmitted through the medias of this sangha. This set of practices is listed in chapter 1, among which the Chenrezig practice is also described in more detail in chapter 2. With this research and its resulting thesis, the aim is to understand and transmit a bit of the sangha’s nature, which means, of the collective of practitioners around those practices. Chapter 2 is dedicated specifically to the relationship between sangha and practice. Building on the ideas of cosmoecology and cosmoecological experimentation (Despret; Meuret, 2016; Jensen, 2022), that are addressed more deeply in chapter 3, there is an attempt to experiment a suitable method for examining a vajrayana buddhist collective with its peculiar cosmology centered in the realization of an emptiness-world. In order to do this, the problems of ontological relativism and indeterminate translation, as posed by Quine through Mauro de Almeida (2013, 2021), were considered. These discussions are presented in chapter 4, which also revisits the cosmoecological discussion and introduces some topics that were disregarded in this thesis. In conclusion, regarding what the sangha makes through its practices, based on the research engagement and the discussions raised, the distinguishable effectiveness of the sangha is observed to be a fundamental point of relevance its actions, leading to the following proposition: if engagements make worlds (worlding), then the sangha's peculiar engagement with the real through its practices discloses the buddha nature, or emptiness, of that same real. |
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dc.format.extent |
98 p. |
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dc.language.iso |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
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dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
sanga |
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dc.subject |
tantra |
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dc.subject |
budismo vajrayana |
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dc.subject |
cosmoecologia |
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dc.subject |
sangha |
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dc.subject |
tantra |
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dc.subject |
vajrayana buddhism |
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dc.subject |
cosmoecology |
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dc.title |
Há sanga em todo lugar: reflexões a partir das práticas tântricas de um coletivo budista vajrayana |
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dc.type |
TCCgrad |
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