Efetividade da realidade virtual imersiva na percepção dolorosa de crianças associada a vacinação: estudo piloto randômico

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Efetividade da realidade virtual imersiva na percepção dolorosa de crianças associada a vacinação: estudo piloto randômico

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Rocha, Patrícia Kuerten
dc.contributor.author Vitor, Michel Zaghi
dc.date.accessioned 2024-02-28T23:22:33Z
dc.date.available 2024-02-28T23:22:33Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.other 386371
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254495
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2023.
dc.description.abstract A vacinação é uma intervenção efetiva, disponível e confiável que previne contra doenças infecciosas e debilitantes. No entanto, ocorre com maior frequência na infância, o qual pode contribuir para o desenvolvimento de traumas. Assim, intervenções não farmacológicas podem ser utilizadas para tentar evitar este tipo de reação, visto que a realidade virtual é uma delas, pois permite que a criança fique imersa em um ambiente virtual e tridimensional que proporciona distração e diminuição da percepção dolorosa. A partir disto, este estudo tem o objetivo de verificar a viabilidade de um estudo piloto de um ensaio clínico randômico sobre a efetividade do óculos de realidade virtual imersiva quanto a percepção dolorosa da criança associada a vacinação intramuscular em relação ao método tradicional. Trata-se de um estudo piloto de um ensaio clínico randômico, controlado, paralelo e aberto. O estudo foi desenvolvido em quatro unidades de vacinação localizadas no Sul do Brasil. Foram convidados a participar do estudo 50 crianças e seus responsáveis, com idades entre quatro e seis anos, 11 meses e 29 dias que receberam uma das cinco vacinas para faixa etária e atenderam aos critérios de inclusão, destas 2 foram excluídas, totalizando 48 crianças randomizadas para amostra final. Também foram convidados a participar cincos técnicos em Enfermagem das Unidades em questão. Os participantes submetidos a vacinação intramuscular foram alocados aleatoriamente por randomização simples para um dos grupos: intervenção ou controle. A coleta de dados foi dividida em três etapas: Apresentação da proposta do estudo; Treinamento dos técnicos em enfermagem; e estudo piloto. Os dados foram analisados no Programa Statistical Package for the Social Sciences versão 22.0. e no Programa Open Source Epidemiologic Estatística for Public Health versão 3.01. A associação entre as variáveis foi verificada por meio do teste do qui-quadrado (X2) de Pearson ou Exato de Fisher com Intervalos de Confiança (IC) de 95%, e nível de significância de 5% (p-valor=0,05). Ainda utilizou o Teste de Kappa de Cohen para avaliar a concordância entre os relatos de dor. Foram respeitados os preceitos Éticos referente a Resolução número 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o parecer 6.045.606. E, registrado no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos. Este estudo gerou dois manuscritos, sendo o primeiro intitulado: ?Realidade virtual imersiva no alívio da dor de crianças durante a vacinação: protocolo de um ensaio clínico randômico?, que definiu a estrutura, conteúdo, critérios de elegibilidade, procedimentos de avaliação e análise de dados para realização do ensaio clínico randômico e o segundo intitulado: ?Realidade virtual imersiva no alívio da dor em crianças durante a vacinação intramuscular: estudo piloto randômico?, o qual mostrou a viabilidade do ensaio clinico randômico, testou o protocolo do estudo e possibilitou realizar o cálculo do tamanho amostral. O estudo mostrou-se viável, havendo a possibilidade do desenvolvimento do ensaio clínico randômico. Neste estudo, verificou-se a diminuição do relato de dor forte em crianças que utilizaram o óculos de realidade virtual em coerência com a percepção do pesquisador e responsável pela criança.
dc.description.abstract Abstract: Vaccination is an effective, available and reliable intervention that prevents infectious and debilitating diseases. However, it occurs more frequently in childhood, which can contribute to the development of trauma. Thus, non-pharmacological disciplines can be used to try to avoid this type of occurrence, since virtual reality is one of them, as it allows the child to be immersed in a virtual and three-dimensional environment that provides distraction and reduces pain perception. Based on this, this study aims to verify the predictions of a pilot study of a randomized clinical trial on the effectiveness of immersive virtual reality glasses regarding the child's pain perception associated with intramuscular vaccination in relation to the traditional method. This is a pilot study of a randomized, controlled, parallel and open clinical trial. The study was carried out in four vaccination units located in southern Brazil. Fifty children and their guardians, aged between four and six years, 11 months and 29 days, who had received one of the five vaccines for the age group and met the inclusion criteria, were invited to participate in the study. Of these, 2 were files, totaling 48 randomized children. for final sample. Five Nursing technicians from the Units in question were also invited to participate. Participants undergoing intramuscular vaccination were randomly allocated by simple randomization to one of the groups: intervention or control. Data collection was divided into three stages: Presentation of the study proposal; Training of nursing technicians; and pilot study. Data were analyzed using the Statistical Package for the Social Sciences version 22.0. and in the Open Source Epidemiologic Statistics Program for Public Health version 3.01. The association between the variables was verified using Pearson's chi-square test (X2) or Fisher's exact test with Confidence Intervals (CI) of 95%, and a significance level of 5% (p-value=0.05 ). Cohen's Kappa Test was also used to assess agreement between pain reports. The ethical precepts referring to Resolution number 466/2012 of the National Health Council were respected. The study was approved by the Research Ethics Committee, under opinion 6,045,606. And, registered in the Brazilian Clinical Trials Registry. This study generated two manuscripts, the first being entitled ?Immersive virtual reality in relieving pain in children during vaccination: protocol of a randomized clinical trial?, in which it defined the structure, content, eligibility criteria, evaluation procedures and analysis of data to carry out the randomized clinical trial and the second entitled ?Immersive virtual reality in pain relief in children during intramuscular vaccination: randomized pilot study?, which showed the feasibility of the randomized clinical trial, tested the study protocol and made it possible to carry out the sample size calculation. The study proved to be viable, with the possibility of developing a randomized clinical trial. In this study, there was a reduction in reports of severe pain in children who used virtual reality glasses, consistent with the perception of the researcher and the person responsible for the child. en
dc.format.extent 292 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Enfermagem
dc.subject.classification Realidade virtual
dc.subject.classification Dor
dc.subject.classification Comportamento
dc.subject.classification Vacinação
dc.subject.classification Crianças
dc.subject.classification Enfermagem pediátrica
dc.subject.classification Tecnologia biomédica
dc.subject.classification Ensaio clínico controlado aleatório
dc.title Efetividade da realidade virtual imersiva na percepção dolorosa de crianças associada a vacinação: estudo piloto randômico
dc.type Dissertação (Mestrado)
dc.contributor.advisor-co Pina, Juliana Coelho


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