Title: | Mídia-educação baseada em jogos: o Game Comenius na formação das estudantes de Pedagogia |
Author: | Estevam, Ana Cláudia Mota |
Abstract: |
O objetivo desta pesquisa é compreender como o Game Comenius, enquanto artífice de letramento midiático, contribui para a formação inicial de professores em mídia-educação. A pesquisa é exploratória e se constitui em uma pesquisa-ação realizada no estágio de docência, em uma disciplina obrigatória da 7ª fase do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina, no semestre de 2022.1. A pesquisa também se configura como descritiva, de modo que se relaciona como o estágio de docência e a aplicação dos diferentes formatos do Game Comenius aconteceram, na perspectiva do planejamento e da prática educativa. Os dados foram analisados ??segundo a perspectiva da análise de conteúdo de Bardin (1977), o que configura uma abordagem qualitativa, a partir dos feedbacks orais e escritos, compostos pelas anotações em um diário de campo da pesquisadora das falas e das postagens dos estudantes nos fóruns do Moodle da disciplina, respectivamente. Os dados indicam que a forma intensiva como o Game Comenius foi trabalhada durante o estágio de docência levou à experimentação na prática de diversas formas de ensinar e possibilitou realizar modificações no planejamento durante o semestre, o que levou à reflexão crítica da prática educativa da professora utilizada na disciplina, assim como impactou o processo de aprendizagem das alunas. A pesquisa conclui que o processo de letramento midiático aconteceu ao longo da disciplina e em consonância com os conceitos da mídia-educação, bem como envolveu contribuições das alunas para a reflexão sobre o fazer pedagógico, configurando assim uma troca no contexto formativo. Abstract: The objective of this research is to understand how Game Comenius, as a media literacy artifact, contributes to the initial training of teachers in media education. The research is exploratory and consists of action research carried out during the teaching internship, in a mandatory subject of the 7th phase of the Pedagogy course at the Federal University of Santa Catarina, in the semester of 2022.1. The research is also descriptive, in that it reports how the teaching internship and the application of the different Game Comenius formats took place, from the perspective of educational planning and practice. The data were analyzed according to the perspective of Bardin's content analysis (1977), which configures a qualitative approach, based on oral and written feedback, composed of notes in a field diary by the researcher of the students' speeches and posts in the discipline Moodle forums, respectively. The data indicate that the intensive way in which Game Comenius worked during the teaching internship led to experimentation in practice with different ways of teaching and made it possible to make changes to the planning during the semester, which led to critical reflection on the teacher's educational practice in the discipline, as well as impacting the students? learning process. The research concludes that the media literacy process took place throughout the course and in line with the concepts of media education, as well as contributions from the students to the reflection on pedagogical practice, thus configuring an exchange in the training context. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254497 |
Date: | 2024 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1733-D.pdf | 12.14Mb |
View/ |