Competências digitais docentes para as áreas Steam (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática)

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Competências digitais docentes para as áreas Steam (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática)

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Silva, Juarez Bento da
dc.contributor.author Maciel, Milene Batista
dc.date.accessioned 2024-02-29T23:22:26Z
dc.date.available 2024-02-29T23:22:26Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.other 386388
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254511
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2023.
dc.description.abstract Este trabalho visou identificar as competências digitais docentes para as áreas STEAM. As novas tecnologias transformam a sociedade constantemente e a Educação precisa acompanhar essas mudanças a fim de atender às necessidades contemporâneas. Nesse sentido, um dos desafios atuais da Educação é promover um ensino interdisciplinar visando colocar o estudante num papel investigativo. A fim de atender a essa demanda, tem-se investido no movimento STEAM, o qual objetiva o trabalho integrado das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, por meio de metodologias ativas. Nessa perspectiva, é fundamental que sejam identificadas as competências digitais docentes necessárias para atuar em práticas STEAM nas escolas. Desse modo, a presente pesquisa realizou, em novembro de 2020, uma capacitação on-line que contou com a participação de 78 professores de diferentes áreas de atuação e de regiões do Brasil. Por meio das atividades propostas, os alunos-professores elencaram os Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA) essenciais para se trabalhar com o STEAM. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa de natureza aplicada, de caráter exploratório no que diz respeito aos objetivos, categorizada como estudo de caso quanto aos procedimentos e de cunho qualitativo no que tange à abordagem do problema e à natureza dos dados. Os instrumentos de coleta de dados foram as produções dos participantes e questionários on-line autoaplicáveis. A análise dos dados demonstrou que os professores, de modo geral, preocupam-se com questões de cunho pedagógico no momento de construir competências digitais, sobretudo, quando apontam a importância do planejamento prévio, da adaptação das estratégias de ensino e aprendizagem, além das metodologias a serem utilizadas para a integração de tecnologias à educação. No total, foram mapeadas 11 competências digitais docentes para atuar nas áreas STEAM. Além disso, foi possível encontrar sugestões de metodologias ativas, bem como de ferramentas e recursos que podem ser utilizados no contexto educacional, auxiliando na integração das áreas como se propõe o movimento STEAM. Palavras-chave: competências digitais. docentes. educação STEAM. conhecimentos. habilidades. atitudes.
dc.description.abstract Abstract: This study aimed to identify the digital teaching competencies for the STEAM areas. New technologies constantly transform society, and education needs to keep pace with these changes in order to meet contemporary needs. In this sense, one of the current challenges of education is to promote interdisciplinary teaching aimed at placing the student in an investigative role. In order to meet this demand, investment has been made in the STEAM movement, which aims at the integrated work of the areas of Science, Technology, Engineering, Arts, and Mathematics, through active methodologies. From this perspective, it is essential to identify the digital teaching competencies necessary to work in STEAM practices in schools. Thus, the present research conducted an online training in November 2020, which involved 78 teachers from different areas of expertise and regions of Brazil. Through the proposed activities, the teacher-students listed the essential Knowledge, Skills, and Attitudes (KSA) for working with STEAM. This study is characterized as an applied research, exploratory in terms of objectives, categorized as a case study regarding procedures, and qualitative in terms of the approach to the problem and the nature of the data. Data collection instruments were the participants' productions and self-administered online questionnaires. Data analysis showed that teachers, in general, are concerned with pedagogical issues when building digital competencies, particularly when they point out the importance of prior planning, adaptation of teaching and learning strategies, and methodologies to be used for integrating technologies into education. In total, 11 digital teaching competencies were mapped for working in STEAM areas. Additionally, suggestions for active methodologies, as well as tools and resources that can be used in the educational context, were found, aiding in the integration of areas as proposed by the STEAM movement. en
dc.format.extent 143 p.| tabs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Tecnologias da informação e comunicação
dc.subject.classification Competência no uso de computadores
dc.subject.classification docentes
dc.subject.classification Educação
dc.subject.classification Conhecimento
dc.subject.classification Letramento informacional
dc.subject.classification Atitudes
dc.title Competências digitais docentes para as áreas Steam (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática)
dc.type Dissertação (Mestrado)
dc.contributor.advisor-co Machado, Letícia Rocha


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