Burla distópica: etnografia cabaresca em tempos pandêmicos

DSpace Repository

A- A A+

Burla distópica: etnografia cabaresca em tempos pandêmicos

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Head, Scott Correll
dc.contributor.author Memoli Neto, Giuseppe
dc.date.accessioned 2024-03-01T23:22:34Z
dc.date.available 2024-03-01T23:22:34Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.other 386408
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254532
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2023.
dc.description.abstract A presente pesquisa é uma etnografia das performances virtuais de burlesco e artes de cabaré que ocorreram durante e no contexto da pandemia de covid-19 entre 2020 e 2022. A pesquisa acompanhou principalmente um coletivo de Florianópolis-SC chamado No Hay Banda e tratou de descrever os eventos, espetáculos e a composição das performances e suas transmissões no ambiente virtual. A partir da observação destas performances, entrevistas e conversas com atores, diretores e produtores, a dissertação tratou de descrever de que modos estas performances se diferem do teatro convencional, como se dá essa ?corporalidade em performance? e suas potências eróticas. Norteando a pesquisa, discute-se o uso dos dispositivos tecnológicos enquanto imediação e o trabalho atenta-se para a relação de presença, ausência e corporalidade dentro do ambiente virtual , tentando entender como esta presença é construída e se corpos podem produzir algum tipo de ?contato? no virtual a partir das discussões sobre visuabilidade háptica, sinestesia espelho-tátil e a o próprio fazer corporal das artes burlescas.
dc.description.abstract Abstract: The present research is an ethnography of virtual burlesque and cabaret performances that took place during and in the context of the COVID-19 pandemic between 2020 and 2022. The research primarily followed a collective from Florianópolis-SC, called No Hay Banda, and aimed to describe the events, shows, and composition of performances and their transmissions in the virtual environment. Through the observation of these performances, interviews, and conversations with actors, directors, and producers, the dissertation sought to describe how these performances differ from conventional theater, how 'embodiment in performance' occurs, and its erotic potential. Guiding the research, there is a discussion about the use of technological devices as mediation (continuity), and the work focuses on the relationship between presence, absence, and corporeality within the virtual environment, attempting to understand how this presence is constructed and whether bodies can generate some form of 'tactile contact' in the virtual environment through discussions of haptic visibility, tactile synesthesia, and the corporeal practices of burlesque arts. en
dc.format.extent 71 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Antropologia social
dc.subject.classification Performance (Arte)
dc.subject.classification Realidade virtual
dc.subject.classification Caricatura
dc.subject.classification Salas de concerto (Teatro de variedades, cabares, etc.)
dc.subject.classification Artes
dc.subject.classification Pandemias
dc.title Burla distópica: etnografia cabaresca em tempos pandêmicos
dc.type Dissertação (Mestrado)


Files in this item

Files Size Format View
PASO0595-D.pdf 1.265Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar