Minha terra tem palmeiras onde jogo videogame: uma introdução à história dos videogames, cultura e política no Brasil em 1983
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Valim, Alexandre Busko |
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dc.contributor.author |
Zanotto, Pedro Haas |
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dc.date.accessioned |
2024-03-19T00:39:53Z |
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dc.date.available |
2024-03-19T00:39:53Z |
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dc.date.issued |
2024-03-08 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254761 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, História. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa procura fazer uma história social do videogame ao analisar o peso político-cultural que ele carrega quando da sua chegada no Brasil em 1983, situando-o em suas relações históricas como uma mídia, ou seja, um meio através do qual ideias são veiculadas deliberadamente com uma linguagem simbólica que carrega significâncias ligadas a disputas político-culturais em seu contexto histórico de origem, e como um artigo tecnológico de uso pessoal, o que significa, no Brasil do século XX, uma mercadoria e um devir capitalista que determina o formato histórico que ele assume em suas relações materiais. O videogame é fruto dos esforços por hegemonia ligados às contendas globais entre EUA e URSS, e sua tecnologia foi criada pelo complexo industrial-militar estadunidense. No entanto o videogame em si nasceu como uma cultura de freewares subversiva, que foi capturada e transformada em mercadoria, se tornando a principal indústria midiática imperialista estadunidense, de forma que a subversão e abnegação do status quo faz parte do seu DNA tanto quanto seu devir capitalista e imperialista de sua indústria hegemônica. No Brasil, ele chega com um peso ligado aos esforços expansionistas da cultura estadunidense, seguindo a tendência estabelecida décadas antes com o golpe civil-militar de difusão dessa cultura no país, mas a conjuntura é complexificada pela Lei de Informática, que faz com que essa chegada seja um momento prolífico em apropriações, modificações e venda de bens não licenciados, criando uma cultura de consumo de videogames distinta no Brasil. |
pt_BR |
dc.format.extent |
86 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
História Social |
pt_BR |
dc.subject |
Videogames |
pt_BR |
dc.subject |
Guerra Fria |
pt_BR |
dc.subject |
Lei de Informática |
pt_BR |
dc.title |
Minha terra tem palmeiras onde jogo videogame: uma introdução à história dos videogames, cultura e política no Brasil em 1983 |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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