Title: | ?A Batalha do Chile? (1975-1979) : angústias, embates e esperanças |
Author: | Grümm, Cristiane Aparecida Fontana |
Abstract: |
Esta investigação tem como objetivo principal a análise da trilogia documental A Batalha do Chile, produzida pelo coletivo cinematográfico Equipe do Terceiro Ano e dirigida por Patricio Guzmán. A partir da perspectiva da História Social do Cinema preocupa-se em problematizar a obra cinematográfica como um documento histórico, concebendo-a como uma representação social e como uma prática social, carregada de sentidos e significados e que é capaz de originar e inspirar outras práticas sociais. As imagens são potentes e adquirem, através da montagem e da frutificação do espectador, do impacto social e político. O documentário possui um compromisso com as consequências e o engajamento dos realizados com a realidade história que transcorre sob seus olhares. A trilogia é uma obra cultural, artística e intelectual, que possui historicidade e materialidade, e compartilha experiências permeadas pela consciência histórica construída no processo. A partir da descupagem, procurou-se percorrer metodologicamente o circuito comunicacional ? produção, distribuição e circulação / recepção. A pesquisa exige utilização de extensa documentação: outros filmes, entrevistas com realizados, material de imprensa e correspondências. Preocupou-se interconectar o global, o regional e o local, compreendendo a relevância da Guerra Fria Interamericana e da cultura política do Chile. Contextualizar em sua historicidade e materialidade o documentário produzido na década de 1970 ? com o registro da ?experiência chilena? entre fevereiro de 1971 e setembro de 1973 ? e com o processo de montagem no ICAIC, em Cuba e sua interconexão com os debates sobre o cinema direto, o NCL e os compromissos e engajamentos do coletivo cinematográfico. Intentou-se dissecar a narrativa fílmica das duas primeiras partes da trilogia ? A Insurreição da Burguesia (1975) e o Golpe de Estado (1976) ? e observou-se que o processo de representação da escalada golpista ? envolvendo segmentos da sociedade civil, partidos de centro-direita, grupos de extrema-direita, como Forças Armadas sob ingerência dos Estados Unidos ? inspira a cadência narrativa e organização lógica do encadeamento dos acontecimentos em diferentes conjunturas, cujo clímax é o violento Golpe de Estado. A construção da narrativa cinematográfica revela a urgência em denunciar o processo chileno e representa as angústias e os enfrentamentos, bem como a necessidade de elaborar um discurso contra-hegemônico. A narrativa fílmica da terceira parte da trilogia ? O Poder Popular (1979) ? concentra-se em explorar a gestação e as declarações do protagonismo popular e compartilhar a ?experiência chilena? e as contradições inerentes ao processo de construção do Poder Popular (também observada nas duas primeiras partes). As experiências compartilhadas na trilogia foram concretas e representam a luta, os embates, a militância e a resistência. Por fim, a partir da participação do documentário A Batalha do Chile na 3ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo,em 1979, estrangeiros, por um lado, inserir o Brasil no itinerário transnacional de circulação do documentário premiado. E por outro, evidenciar o impacto social e político da sua exibição em plena vigência da ditadura civil-militar brasileira e da censura prévia. Se a ?experiência chilena? concretamente compartilhada no documentário representa ?recursos de esperança?, condições de luta, engajamento, militância e resistência, ao ser exibida no Brasil, em 1979, o documentário também adquire essa potência inspirada de luta e resistência e de projeção de um dever histórico de transformação e de possibilidades. Abstract: This research has as its main objective the analysis of the documentary trilogy ?A Batalha do Chile?, produced by the filmmaking collective Equipe do Terceiro Ano and directed by Patricio Guzmán. From the perspective of Social History of Cinema, it aimed to problematize the film as a historical document, conceiving it as a social representation and a social practice loaded with meanings and significance, capable of originating and inspiring other social practices. The images are powerful and, through editing and the viewer's experience, acquire social and political impact. The documentary is committed to authenticity and the filmmakers' engagement with the historical reality unfolding before their eyes. The trilogy is a cultural, artistic, and intellectual work with historicity and materiality, sharing experiences permeated by the historical consciousness constructed in the process. Through analysis, the research methodologically sought to traverse the communicational circuit - production, distribution, and circulation/reception. The research required the use of extensive documentation: other films, interviews with filmmakers, press materials, and correspondence. It aimed to interconnect the global, regional, and local, understanding the relevance of the Inter-American Cold War and Chile's political culture. It contextualized the documentary within its historicity and materiality, produced in the 1970s, documenting the ?Chilean experience? between February 1971 and September 1973, and its editing process at ICAIC in Cuba, as well as its interconnection with debates on direct cinema, NCL, and the commitments and engagement of the filmmaking collective. The narrative of the first two parts of the trilogy, ?A Insurreição da Burguesia? (1975) and ?O Golpe de Estado? (1976), was dissected, revealing that the representation process of the coup escalation - involving segments of civil society, center-right parties, far-right groups, and the Armed Forces under U.S. influence - inspired the narrative cadence and logical organization of events in different conjunctures, with its climax being the violent coup. The construction of the film narrative reveals the urgency to denounce the Chilean process and represent the anxieties and confrontations, as well as the need to develop a counter-hegemonic discourse. The narrative of the third part of the trilogy, ?O Poder Popular? (1979), focuses on exploring the gestation and consolidation of popular protagonism and sharing the ?Chilean experience? and the inherent contradictions in the ?Poder Popular? construction process (also observed in the first two parts). The experiences shared in the trilogy were concrete and represent the struggle, clashes, activism, and resistance. Finally, through the participation of the documentary ?A Batalha do Chile? in the 3rd International Film Show in São Paulo in 1979, the research sought, on the one hand, to place Brazil in the transnational itinerary of the award-winning documentary's circulation. On the other hand, it aimed to highlight the social and political impact of its screening during the period of the Brazilian civil-military dictatorship and prior censorship. Just as the concrete ?Chilean experience? shared in the documentary represents ?resources of hope?, potentially for struggle, engagement, activism, and resistance, when shown in Brazil in 1979, the documentary also acquires this inspiring potential for struggle and resistance and for projecting a historical transformation and possibilities. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2023.. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254846 |
Date: | 2023 |
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