dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Drucker, Cláudia Pellegrini |
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dc.contributor.author |
Plebani, Anderson Kaue |
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dc.date.accessioned |
2024-04-11T23:23:54Z |
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dc.date.available |
2024-04-11T23:23:54Z |
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dc.date.issued |
2024 |
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dc.identifier.other |
386767 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254959 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Florianópolis, 2024. |
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dc.description.abstract |
Esta tese se ambienta no contexto da investigação heideggeriana sobre a época da técnica. Em seu estudo, Martin Heidegger identificou um perigo fundamental pertinente à destinação da técnica moderna. Perigo que atinge a liberdade do próprio fundamento. Desse mesmo domínio primordial e livre emerge a possibilidade da salvação. Porém, porque tal liberdade é abalada pelo próprio envio histórico moderno, o humano é convocado a participar na inversão dessa destinação. O objetivo de nossa tese é enriquecer o campo de debate aprofundando o assunto da salvação. Fazemos isso junto à contribuição de outros autores, incorporando a educação como recurso para a inversão da destinação técnica (em outros termos, como via de salvação). Nossa hipótese de trabalho é que a educação, consistindo em uma dimensão humana, tem implicações na delimitação das possibilidades de o humano estabelecer uma relação livre com o sentido do seu tempo histórico e, por isso, tem implicações na liberdade do próprio humano e do próprio fundamento. Levando isso em conta, a tese se estrutura de forma afunilada: da exposição de uma problematização sobre a situação contemporânea (perigo da técnica), passa-se à circunscrição do assunto da salvação (como lassidão), elegendo aí uma via específica (educação) e abordando nela seus conceitos fundamentais (aprendizagem e ensino). Nesse caminho, primeiro (cap. 1) utilizamos o conceito de liberdade (em três significados especificados: liberdade como fundamento; liberdade como deixar-ser; liberdade como autenticidade e resolução) para articular os temas do perigo e da salvação. Depois, (cap. 2) propomos um conceito de educação pertinente à exigência da referida inversão (ser familiar à liberdade do fundamento e simultaneamente inversa ao sentido da técnica) e, junto a esse conceito, avaliamos a educação tanto na sua acomodação ao envio histórico moderno quanto em uma configuração como possível via de salvação. Finalmente, (cap. 3) seguindo o impulso de pensar uma educação com orientação inversa à técnica, exploramos dois conceitos fundamentais da pedagogia: aprendizagem e ensino. Temos a expectativa de que esta tese sirva como um recurso à reflexão sobre o sentido histórico da contemporaneidade e, simultaneamente, sobre o sentido contemporâneo da educação. |
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dc.description.abstract |
Abstract: This thesis is situated in the context of Heidegger?s inquiry on the age of technology. In his study, Martin Heidegger identified a fundamental danger relevant to the destiny of modern technology. A danger that affects the freedom of the very foundation. From this same primordial and free domain emerges the possibility of salvation. However, because such freedom is shaken by the modern historical destination itself, humanity is called to participate in the reversal of this destiny. The aim of our thesis is to enrich the field of debate by deepening the theme of salvation. We do this, along with the contributions of other authors, by incorporating education as a resource for the inversion of the technological destiny (in other words, as a way to salvation). Our working hypothesis is that education, as a human dimension, has implications in delimiting the possibilities for humans to establish a free relation with the meaning of their historical time and, therefore, has implications in the freedom of the human and the foundation itself. Taking this into account, the thesis is structured in a funnel-like manner: from the exposition of a problematization of the contemporary situation (the danger of technology), we move to the delineation of salvation (as serenity), choosing a specific path (education) and addressing its fundamental concepts (learning and teaching). On this path, (chapter 1) we start using the concept of freedom (in three specified meanings: freedom as grounding; freedom as letting-be; freedom as authenticity and resolution) to articulate the themes of danger and salvation. Then (chapter 2), we propose a concept of education relevant to the requirement of the mentioned inversion (being familiar with the freedom of the foundation and simultaneously opposed to the meaning of technology), and, along with this concept, we assess education both in its accommodation to the modern historical sending and in a configuration as a possible way to salvation. Finally, (chapter 3), following the impulse to think of an education with a reverse orientation to technology, we explore two fundamental concepts of pedagogy: learning and teaching. We expect that this thesis can serve as a resource for reflection on the historical meaning of contemporaneity and, simultaneously, on the contemporary meaning of education. |
en |
dc.format.extent |
151 p. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Filosofia |
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dc.subject.classification |
Educação |
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dc.subject.classification |
Aprendizagem |
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dc.subject.classification |
Ensino |
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dc.title |
O perigo da técnica e a educação como via de salvação |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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