Um percurso de palhaço: A sonoridade como potência cênica.

DSpace Repository

A- A A+

Um percurso de palhaço: A sonoridade como potência cênica.

Show full item record

Title: Um percurso de palhaço: A sonoridade como potência cênica.
Author: Silva, João Carlos Quinallha
Abstract: Essa pesquisa busca criar uma ligação entre o fazer na palhaçaria com as potencialidades produzidas pelas sonoridades da cena. Para isso procuramos entender o que é a figura do palhaço no Ocidente, desde o surgimento do circo moderno até chegarmos ao viés da palhaçaria feita no Brasil. Categorizaremos os princípios que fomentam a arte da palhaçaria, a fim de estabelecer parâmetros de observação para entender como isso acontece nos desenvolvimentos dos números. A pesquisa tratará do estado de ação, uma disponibilidade corporal adquirida a partir do treinamento dos princípios para alcançar um léxico corporal que não dependa da máscara: o nariz vermelho. Delineará conceitos do que se compreende enquanto som de cena, elaborando um repertório semântico para a discussão das potencialidades sonoras na cena de palhaçaria, destacando os elementos sonoros produzidos pelo artista e por aqueles que o assistem. E por fim analisaremos três espetáculos pautados no jogo direto com o som, a fim de exemplificar a maneira como a sonoridade potencializa a cena. Sendo o espetáculo Circulando; o número Funny invisible drum; e a cena Saltimbanco act 1.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Artes Cênicas - Teatro.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255007
Date: 2023-06-29


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC- João Carlos Quinalha Silva.pdf 2.838Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar