dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Zanella, Andréa V |
|
dc.contributor.author |
Mano, Marina Lemos Carcereri |
|
dc.date.accessioned |
2024-07-11T23:24:27Z |
|
dc.date.available |
2024-07-11T23:24:27Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.other |
386972 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255956 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2023. |
|
dc.description.abstract |
A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar as memórias do evento Milonga na Praça. O Milonga na Praça é um baile de tango que acontecia mensalmente na Praça dos Namorados desde 2016 e teve suas atividades suspensas em 2020 devido à pandemia de COVID-19. O método utilizado se dividiu em três partes. Na primeira, realizou-se uma revisão integrativa, com um levantamento entre abril e junho de 2020 de materiais através da busca no portal de periódicos da CAPES, com os descritores Cidade and Dança, bem como de leitura de autores/as que trabalham com os temas e conceitos pesquisados. Na segunda parte, realizou-se análise de documentos referentes à memória da praça em que ocorria o evento, sobre a história da dança na cidade e sobre o evento em si. Para acessá-los, buscou-se por fotos, imagens, vídeos e reportagens de jornais em arquivos públicos da cidade e em documentos de acesso público via internet. Por fim, na terceira parte, realizou-se entrevistas com sete participantes do Milonga na Praça, a saber: uma idealizadora, três da organizadores/as, duas frequentadoras e um professor. As entrevistas foram gravadas, mediante autorização e posteriormente transcritas. A análise dos materiais coletados produzidos foi feita segundo a perspectiva da Análise Dialógica do Discurso (ADD). A discussão se desenvolveu em diálogo com conceitos como memória, tradição, cidade, política, a história do tango e os discursos dos/as participantes. Três resultados podem ser destacados: 1) a Praça dos Namorados é uma praça de pouca relevância nos documentos oficiais da cidade, mas que guarda fragmentos importantes que questionam e ecoa discursos sobre a expansão da cidade, os apagamentos e silenciamentos seletivos; 2) O tango é uma dança em movimento que se mantém viva graças a sua possibilidade de se atualizar no tempo e espaço em que é performado. Para tanto, as memórias e tradições de quem o dança se fazem presentes em seus passos, histórias, regras e músicas; 3) Apesar do Milonga na Praça não ser compreendido como um evento político por quem dele participa e organiza, ele pode ser considerado como tal, visto que provoca ruídos no fazer e estar da/na cidade. Por fim, destaca-se que a pesquisa contribuiu para a produção de memórias sobre o Milonga na Praça e sobre o uso do lugar público como espaço de dança, visto que o evento retornou em outro espaço público, após decretado o fim do isolamento. |
|
dc.description.abstract |
Abstract: The present research had as main goal to analyze the memories of the event Milonga na Praça. ?Milonga na Praça? is a tango ball that took place monthly in Praça dos Namorados since 2016 and had its activities suspended in 2020 due to the COVID-19 pandemic. The method used was divided into three parts. In the first one, an integrative review was carried out, with a survey between April and June 2020 of materials through the search in the CAPES journal portal, with the descriptors Cidade and Dança, as well as reading authors who work with the themes and concepts researched In the second part, there was an analysis of documents referring to the memory of the square where the event took place, about the history of dance in the city and about the event itself. To access it, it has been searched for photos, images, videos and newspaper reports in municipal public archives and in documents available to the public via internet. Then, in the third part, interviews were carried out with seven participants of Milonga na Praça, of which: one creator, three from the organizers, two regulars and a teacher. The interviews were recorded, with authorization and later transcribed. The analysis of the collected materials produced was carried out from the perspective of Dialogic Discourse Analysis (DDA). The discussion developed in dialogue with concepts such as memory, tradition, city, politics, the history of tango and the speeches of the participants. Three results can stand out: 1) Praça dos Namorados is a square with little relevance in the official documents of the city, but it keeps important fragments that question and echo discourses about the expansion of the city, the selective erasures and silencing; 2) Tango is a dance in movement that remains alive thanks to its possibility of updating itself in the time and space in which it is performed. To this end, the memories and traditions of those who dance are present in their steps, stories, rules and songs; 3) Although Milonga na Praça is not understood as a political event by those who participate and organize it, it can be considered as such, since it causes noise in the doing and being of/in the city. Finally, it is noteworthy that the research contributed to the production of memories about Milonga na Praça, since the event returned in another public space, after decreeing the end of isolation. |
en |
dc.format.extent |
115 p.| il. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Psicologia |
|
dc.subject.classification |
Dança |
|
dc.subject.classification |
Tango |
|
dc.subject.classification |
Cidades e vilas |
|
dc.title |
Milonga na praça: dança, memória e cidade |
|
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
|