O papel dos jogos digitais no ensino e aprendizagem na educação básica: Uma revisão de literatura
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lunardi, Giovani Mendonça |
|
dc.contributor.author |
Luciano, Julia Graziela |
|
dc.date.accessioned |
2024-07-20T14:04:32Z |
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dc.date.available |
2024-07-20T14:04:32Z |
|
dc.date.issued |
2024-07-04 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/256388 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Tecnologias da Informação e Comunicação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta revisão de literatura investigou a produção bibliográfica brasileira entre 2014 e
2024 sobre o uso de jogos digitais no processo de ensino e aprendizagem na
educação básica. A pesquisa mapeou artigos científicos nas bases de dados Scopus
e Web of Science, buscando identificar o impacto do uso de tecnologias
educacionais, em especial de jogos digitais, na educação básica. Os resultados
revelaram um número limitado de estudos sobre o tema no Brasil, em comparação
com outras regiões, como América do Norte e Europa. No entanto, os artigos
selecionados destacaram o potencial dos jogos digitais para engajar os alunos,
promover a aprendizagem ativa e facilitar a compreensão de conceitos complexos. A
pesquisa também apontou para a necessidade de mais estudos sobre o impacto a
longo prazo dos jogos digitais na educação básica e a importância da formação de
professores para o uso efetivo dessas ferramentas. Espera-se que os resultados
desta pesquisa contribuam para a compreensão do papel dos jogos digitais no
processo de ensino e aprendizagem, identificando boas práticas, desafios e lacunas
na sua utilização. |
pt_BR |
dc.format.extent |
This literature review investigated the Brazilian bibliographic production between
2014 and 2024 on the use of digital games in the learning process in basic
education. The research mapped scientific articles on the Scopus and Web of
Science databases, seeking to identify the impact of the use of educational
technologies, particularly that of digital games, in basic education. The results
revealed a limited number of studies about the theme in Brazil, in comparison to
other regions, such as North America and Europe. However, the selected articles
highlighted the potential of digital games in engaging students, promoting active
learning and facilitating the comprehension of complex concepts. The research also
showcased the need for more studies on the long-term impact of digital games in
basic education and the importance of training teachers for the effective use of these
tools. It is expected that this research’s results contribute to the comprehension of the
role digital games play in the learning process, identifying best practices, challenges,
and gaps in its use. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Araranguá, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
educação |
pt_BR |
dc.subject |
aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
jogos digitais |
pt_BR |
dc.title |
O papel dos jogos digitais no ensino e aprendizagem na educação básica: Uma revisão de literatura |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Nunes, Marcus Vinicius de Souza |
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