Imagens de uma fronteira perdida: os muçulmanos idealizados do Cantar de Mio Cid (séculos XI-XIII)
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silveira, Aline Dias da |
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dc.contributor.author |
Dias, Isabele Pacheco |
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dc.date.accessioned |
2024-07-22T16:00:46Z |
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dc.date.available |
2024-07-22T16:00:46Z |
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dc.date.issued |
2024-07-12 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/256398 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, História. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Com seu manuscrito original datado de 1207, o Cantar de Mio Cid é uma das fontes
fundamentais da história e da identidade espanhola, tendo sido ao longo do tempo
reivindicada e ressignificada por diferentes agendas. A presente pesquisa debruça-se sobre as
idealizações construídas pela narrativa para se referir aos sujeitos muçulmanos, objetivando
compreender os possíveis anseios e expectativas da fonte ao exaltar o espaço da fronteira e a
convivência entre cristãos e muçulmanos em um contexto de acirramento das tensões entre o
reino de Castela e o califado Almóada. Para tanto, conta-se com a hermenêutica imaginativa
de Márcia Schuback como metodologia de análise de fontes medievais, aliada às
considerações de Márcia de Medeiros e Paul Zumthor acerca da relação entre oralidade e
texto escrito no medievo. Nessa perspectiva, será trabalhado o conceito de entrelaçamentos
transculturais, a partir das contribuições de Aline Dias da Silveira, buscando entender tais
idealizações como frutos de processos de integração e diplomacia entre cristãos e
muçulmanos no início do século XIII. Parte-se da hipótese de que é possível identificar no
Cantar de Mio Cid uma idealização do espaço e das relações fronteiriças construída a partir
dos entrelaçamentos entre muçulmanos e cristãos. |
pt_BR |
dc.format.extent |
80 |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Cantar de Mio Cid |
pt_BR |
dc.subject |
muçulmanos |
pt_BR |
dc.subject |
fronteira |
pt_BR |
dc.subject |
entrelaçamentos transculturais |
pt_BR |
dc.title |
Imagens de uma fronteira perdida: os muçulmanos idealizados do Cantar de Mio Cid (séculos XI-XIII) |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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