dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lima, Ronaldo |
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dc.contributor.author |
Rizzotto, Lucas Gabriel |
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dc.date.accessioned |
2024-07-22T18:02:52Z |
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dc.date.available |
2024-07-22T18:02:52Z |
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dc.date.issued |
2024-07-24 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/256418 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Letras Francês. |
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dc.description.abstract |
Trata-se de propor, a partir da presente pesquisa, chaves de leitura para a interpretação do
romance Le Dit de Tianyi (1998), de François Cheng. Em um primeiro momento, teceremos
considerações teóricas de cunho histórico, sociológico, linguístico e filosófico, concernentes ao
pensamento chinês clássico (com enfoque na chamada cultura letrada da China clássica), à guisa
de introdução ofereceremos noções de base determinantes para a compreensão do pensamento
e da obra de François Cheng. Na segunda parte da pesquisa, realizaremos aproximações com a
“poética” própria ao autor sino-francês, em vista de sua remissão teórica à filosofia e à estética
clássica chinesa. Na sequência, partindo da ideia central de “vazio”, proporemos a análise do
romance de Cheng como “tradução transcultural” do imaginário chinês e palimpsesto da
tradição da escrita de viagem na China clássica. Finalmente, interpretaremos o componente
“mítico” do romance em retrospecto dos marcos teóricos e nocionais estabelecidos no decurso
da pesquisa, remetendo a noções estéticas e filosóficas do pensamento chinês interiorizadas por
François Cheng e repensadas pelo autor em língua francesa, associando-as às ideias de “desejo”
e “inconsciente” segundo a teoria da psicanálise. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Il s'agit de proposer, à partir de cette recherche, des clés de lecture pour l'interprétation du
roman Le Dit de Tianyi (1998) de François Cheng. Dans un premier temps, nous procéderons à
des considérations théoriques de nature historique, sociologique, linguistique et philosophique,
concernant la pensée chinoise classique (avec un accent sur la culture dite «lettrée» de la Chine
classique), en guise d'introduction on évoquera des notions de base décisives pour la pensée et
l'œuvre de François Cheng. Dans la deuxième partie de la recherche, nous essayerons
d'approcher la «poétique» de l'auteur sino-français, compte tenu de sa référence théorique à la
philosophie et à l'esthétique chinoises classiques. Ensuite, à partir de l'idée centrale du «vide»,
nous proposerons l'analyse du roman de Cheng en tant que «traduction transculturelle» de
l'imaginaire chinois et palimpseste de la tradition du récit de voyage dans la Chine classique.
Pour conclure, nous allons interpréterons la composante «mythique» du roman en rétrospective
des cadres théoriques et notionnels établis au cours de la recherche, en nous référant aux notions
esthétiques et philosophiques de la pensée chinoise intériorisées par François Cheng et
repensées en français par l'auteur, tout en les associant aux idées de «désir» et d’«inconscient»
selon la théorie de la psychanalyse. |
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dc.language.iso |
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pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
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dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
literatura sino-francesa |
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dc.subject |
sinologia francesa |
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dc.subject |
filosofia, arte e imaginário chineses |
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dc.subject |
palimpsesto literário |
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dc.subject |
autoficção e estudos culturais |
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dc.title |
Leitura do romance Le Dit de Tianyi, de François Cheng, a partir de considerações sobre o pensamento e o imaginário chineses na cultura letrada Da China clássica |
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dc.type |
TCCgrad |
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