Title: | Cidade-corpo: a arte teatral que a habita |
Author: | Tiepo, Maria Vitória Schizzi |
Abstract: |
O objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar de que modo os grupos de teatro de Itajaí/SC vem constituindo o corpo da cidade. Foi desenvolvido um mapeamento dos grupos de teatro da cidade para a escolha das companhias que seriam minhas interlocutoras, partindo dos seguintes critérios de inclusão: há quanto tempo estão na urbe; se ainda permanecem ativas e quantas edições dos festivais de Teatro ?Itajaí em Cartaz? e ?Toni Cunha? participaram. Posteriormente, foi feita uma flânerie, na perspectiva benjaminiana, em busca das políticas culturais da urbe e seus movimentos artísticos. Concluindo, foram realizadas entrevistas sob a perspectiva cartográfica com 3 companhias de teatro da cidade, resgatando memórias e tecendo discussões sobre a trama: cidade, teatro e corpo. Os resultados são apresentados em 3 artigos, os quais respondem aos objetivos específicos da pesquisa. O primeiro artigo apresenta uma discussão a respeito da cidade de Itajaí e suas políticas culturais; o segundo, as marcas deixadas pelos festivais de teatro na cidade de Itajaí, e o terceiro, uma análise do modo como artistas integrantes de 3 companhias de teatro da cidade de Itajaí compreendem as relações do teatro com a cidade. Os resultados desta pesquisa apontam certo apagamento da história artística do município, considerando a dificuldade em encontrar documentos a respeito dos festivais municipais e das políticas de defesa à cultura. Ademais, foi possível visualizar o quanto a história artística da cidade está amalgamada com a história dos artistas e das companhias locais. Como conclusão, constata-se que a arte teatral na cidade está viva, porém acaba sendo emudecida pelo frenesi cotidiano e pelo descaso das políticas públicas de acesso à cultura. Abstract: The general objective of this research is to analyze how the theater groups of Itajaí/SC have been constituting the body of the city. A mapping of the city's theater groups was developed to choose the companies that would be my interlocutors, based on the following inclusion criteria: how long have they been in the city; whether it is still active and how many editions of the theater festivals ?Itajaí em Cartaz? and ?Toni Cunha? participated. After that, a flânerie was made in the Benjaminian perspective, in search of the cultural policies of the city and its artistic movements. In conclusion, interviews were carried out from a cartographic perspective with 3 theater companies in the city, rescuing memories and weaving discussions about the plot: city, theater and body. The results are presented in 3 articles, which respond to the specific objectives of the research. The first article presents a discussion about the city of Itajaí and its cultural policies; the second, the marks left by Theater Festivals in the city of Itajaí, and the third, an analysis of how artists from 3 theater companies in the city of Itajaí understand the relationship between theater and the city. The results of this research point to a certain erasure of the artistic history of the municipality, since it was difficult to find documents about municipal festivals and policies to defend culture. Furthermore, it was possible to visualize how much the artistic history of the city is amalgamated with the history of local artists and companies. As we conclude, it appears that theatrical art in the city is alive, but ends up being muted by the daily frenzy and by the disregard for public policies for access to culture. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/256715 |
Date: | 2023 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PPSI1036-D.pdf | 1.452Mb |
View/ |