Gamificação e Criação de Ambientes Interativos para Inclusão de Metodologias Ativas no Curso de Arquitetura e Urbanismo
Show simple item record
dc.contributor.author |
Lima, Fabíolla Xavier Rocha Ferreira |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-06T11:01:02Z |
|
dc.date.available |
2024-08-06T11:01:02Z |
|
dc.date.issued |
2024-08-07 |
|
dc.identifier.issn |
2596-237X |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/256848 |
|
dc.description |
Este trabalho discute a gamificação e a construção de ambientes virtuais interativos, com foco no ensino de arquitetura e urbanismo. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A gamificação é uma técnica que utiliza elementos de jogos em contextos não relacionados a jogos para
motivar e influenciar comportamentos. Ambientes virtuais interativos, criados com tecnologias digitais,
permitem interação imersiva e participação ativa dos usuários. Este trabalho discute a gamificação e a
construção de ambientes virtuais interativos, com foco no ensino de arquitetura e urbanismo. Exemplos
de ferramentas e plataformas de modelagem foram apresentados como recursos didáticos em aulas de
graduação. A metodologia foi aplicada em disciplina optativa, demonstrando como resultado, que houve
impacto positivo na inclusão das metodologias ativas: os estudantes mostraram maior engajamento,
motivação e colaboração, indicando que a gamificação pode ser eficaz no ensino de arquitetura e
urbanismo. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Gamification is a technique that uses game elements in non-game contexts to motivate and influence
behaviors. Interactive virtual environments, created using digital technologies, allow for immersive
interaction and active user participation. This work discusses gamification and the development of
interactive virtual environments, focusing on the teaching of architecture and urbanism. Examples of
modeling tools and platforms were presented as didactic resources in undergraduate classes. The
methodology was applied in an elective course, demonstrating a positive impact on the inclusion of
active methodologies: students showed greater engagement, motivation, and collaboration, indicating
that gamification can be effective in the teaching of architecture and urbanism. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Virtuhab |
pt_BR |
dc.subject |
Gamificação |
pt_BR |
dc.subject |
Ambientes virtuais interativos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Arquitetura e urbanismo |
pt_BR |
dc.title |
Gamificação e Criação de Ambientes Interativos para Inclusão de Metodologias Ativas no Curso de Arquitetura e Urbanismo |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar