dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Echevarría-Guanilo, Maria Elena |
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dc.contributor.author |
Costa, Pollyana Thays Lameira da |
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dc.date.accessioned |
2024-08-07T23:24:41Z |
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dc.date.available |
2024-08-07T23:24:41Z |
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dc.date.issued |
2024 |
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dc.identifier.other |
387196 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/257021 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2024. |
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dc.description.abstract |
A simulação tem se destacado como uma estratégia eficaz no treinamento e ensino de enfermagem, contribuindo para o desenvolvimento de competências, trabalho em equipe, segurança e autoconfiança. Como complemento inovador à simulação, a gamificação utiliza elementos de jogos para criar experiências envolventes que atendam às necessidades e motivações humanas. Nesse contexto, surge o Escape Room, uma modalidade de jogo cuja mecânica se baseia na imersão narrativa, desafiando equipes a encontrar pistas, resolver enigmas e cumprir tarefas para escapar de um ambiente em tempo limitado. Objetivo: desenvolver e validar um cenário de Escape Room como estratégia de aprendizado no eixo temático das doenças e situações crônicas de saúde a ser oferecida nos laboratórios de práticas simuladas de uma universidade pública do sul do país e avaliar a experiência dos participantes, ou seja, estudantes de enfermagem. Método: a pesquisa, de natureza metodológica, no contexto de aprendizado baseado em problemas, fundamenta-se na teoria da autodeterminação, que destaca a importância dos recursos internos para o desenvolvimento da personalidade e a autorregulação comportamental. A pesquisa foi realizada nos laboratórios de simulação clínica de uma universidade pública do sul do país. O processo metodológico compreendeu oito etapas, sendo elas: 1) revisão de literatura sobre doenças crônicas não transmissíveis; 2) seleção de temas; 3) revisão Integrativa da literatura sobre Escape Room; 4) elaboração do caso clínico; 5) construção do cenário; 6) validação de conteúdo e aparência; 7) aplicação da pesquisa; 8) avaliação da experiência pelos estudantes. Participaram 28 alunos a partir do 4º semestre da graduação, selecionados por conveniência. Resultados: os resultados foram articulados em três manuscritos. O primeiro, que versa sobre uma revisão integrativa sobre a inserção do Escape Room na graduação em Enfermagem, demonstrou que durante a pandemia de COVID-19, o ensino adaptou-se a métodos ativos e colaborativos, aumentando o interesse no Escape Room, cujas atividades eram majoritariamente com foco em doenças crônicas, especialmente as cardiovasculares. O segundo, que compõe a parte do processo de construção e validação do Escape Room, aponta para o forte consenso entre os especialistas sobre o conteúdo do cenário, alinhando-se com suas expectativas e proporcionando uma validade de conteúdo robusta. O terceiro manuscrito detalha a avaliação da experiência pelos estudantes, que reconheceram a abordagem como uma experiência enriquecedora e prática, propícia ao desenvolvimento de habilidades essenciais na enfermagem, apesar de um aumento moderado no estresse pós-atividade indicar a necessidade de melhorias na gestão do tempo e nas instruções. Conclusão: conclui-se que o cenário de Escape Room desenvolvido e validado como estratégia de aprendizado atende aos objetivos educacionais propostos, indicando ser uma abordagem promissora na educação em enfermagem. Combinada com a simulação, o Escape Room pode ser um método ativo de ensino e de resolução de problemas sob pressão, habilidades cruciais para profissionais da saúde. Destaca-se a capacidade da técnica de promover engajamento e impactar positivamente a formação acadêmica e a prática profissional futura dos enfermeiros. |
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dc.description.abstract |
Abstract: Simulation has emerged as an effective strategy in nursing training and education, contributing to the development of competencies, teamwork, safety, and selfconfidence. As an innovative complement to simulation, gamification uses game elements to create engaging experiences that meet human needs and motivations. In this context, the Escape Room emerges, a game modality whose mechanics are based on narrative immersion, challenging teams to find clues, solve puzzles, and complete tasks to escape from an environment in a limited time. Objective: to develop and validate an Escape Room scenario as a learning strategy in the thematic axis of diseases and chronic health situations to be offered in the simulated practice laboratories of a public university in the south of the country and to evaluate the experience of the participants, that is, nursing students. Method: the research, of a methodological nature, in the context of problem-based learning, is based on the theory of self-determination, which highlights the importance of internal resources for personality development and behavioral self-regulation. The research was carried out in the clinical simulation laboratories of a public university in the south of the country. The methodological process comprised eight stages, namely: 1) literature review on non-communicable chronic diseases; 2) selection of themes; 3) integrative literature review on Escape Room; 4) elaboration of the clinical case; 5) construction of the scenario; 6) content and appearance validation; 7) application of the research; 8) evaluation of the experience by the students. A total of 28 students from the 4th semester of graduation participated, selected for convenience. Results: the results were articulated into three manuscripts. The first one, which concerns an integrative review on the integration of Escape Rooms in undergraduate Nursing education, demonstrated that during the COVID-19 pandemic, teaching adapted to active and collaborative methods, increasing interest in Escape Rooms, whose activities predominantly focused on chronic diseases, especially cardiovascular ones. The second, comprising the process of building and validating the Escape Room, points to strong consensus among experts regarding the content of the scenario, aligning with their expectations and providing robust content validity. The third manuscript details the evaluation of the experience by students, who recognized the approach as an enriching and practical experience, conducive to the development of essential nursing skills, despite a moderate increase in post-activity stress indicating the need for improvements in time management and instructions. Conclusion: it is concluded that the Escape Room scenario developed and validated as a learning strategy meets the proposed educational objectives, indicating to be a promising approach in nursing education. Combined with simulation, the Escape Room can be an active method of teaching and problem-solving under pressure, crucial skills for health professionals. The technique?s ability to promote engagement and positively impact the academic formation and future professional practice of nurses is highlighted. |
en |
dc.format.extent |
209 p.| il., gráfs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Enfermagem |
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dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
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dc.subject.classification |
Jogos educativos |
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dc.subject.classification |
Gamificação |
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dc.subject.classification |
Doenças não transmissíveis |
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dc.subject.classification |
Educação em enfermagem |
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dc.title |
Escape Room como estratégia de ensino em enfermagem no eixo temático das doenças e situações crônicas de saúde |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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