As abordagens da informação de Buckland (1991) no anime Digimon.

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As abordagens da informação de Buckland (1991) no anime Digimon.

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Barros, Camila Monteiro de
dc.contributor.author Barros, Eliseu
dc.coverage.spatial Florianópolis, SC. pt_BR
dc.date.accessioned 2024-08-08T17:01:29Z
dc.date.available 2024-08-08T17:01:29Z
dc.date.issued 2024-07-31
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/257099
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Biblioteconomia. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho com tema as abordagens de informação de Buckland (1991). O objetivo geral é interpretar as abordagens de informação de Michael K. Buckland a partir do anime Digimon. Especificamente, objetivos da pesquisa foram: a) descrever a narrativa, tema e enredo do anime; b) destacar partes na história do anime Digimon que se aproximam do conceito de informação; c) analisar o anime a partir dos conceitos de informação-como-coisa, informação-como-processo e informação-como-conhecimento de Buckland (1991). A metodologia utilizada na pesquisa é de caráter bibliográfico e documental, analisa artigos e livros da área da ciência da informação, além de 54 episódios da primeira temporada, selecionados 7 episódios para exemplificar os conceitos. Como resultados da pesquisa evidenciam a aplicação das teorias de Buckland dentro do universo digital do anime, demonstrando como o Digiworld e os Digimons incorporam os conceitos de informação-como-coisa, informação-como-processo e informação-como-conhecimento dentro do Digiworld. Conclui-se que a série é um exemplo relevante para explorar conceitos de informação na ciência da informação, contribuindo para a biblioteconomia e ampliando o campo de estudos para incluir animes como recursos válidos para análise e educação. pt_BR
dc.description.abstract This study explores the information approaches of Buckland (1991) through the lens of the anime Digimon. The primary objective is to interpret Michael K. Buckland's information frameworks within the context of the anime. Specifically, the research aims to: a) describe the narrative, theme, and plot of the anime b) highlight parts in the Digimon anime story that approach the concept of information; and c) analyze the anime using Buckland's concepts of information-as-thing, information-as-process, and information-as-knowledge. The methodology is bibliographic and documentary in nature, analyzing scholarly articles and books in the field of information science, along with the first season's 54 episodes, selecting 7 episodes to exemplify the concepts. The research findings highlight the application of Buckland's theories within the digital universe of the anime, demonstrating how the Digiworld and the Digimons embody the concepts of information-as-thing, information-as-process, and information-as-knowledge. It concludes that the series serves as a relevant example for exploring information concepts in information science, contributing to library science and expanding the field to include anime as valid resources for analysis and education. pt_BR
dc.format.extent 20 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Digimon; informação como coisa; biblioteconomia; ciência da informação; Michael K. Buckland. pt_BR
dc.title As abordagens da informação de Buckland (1991) no anime Digimon. pt_BR
dc.title.alternative Buckland's (1991) information approaches in the anime Digimon . pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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