Organização e representação das obras artístico-pictóricas de Victor Meirelles de Lima: análise do ciclo da informação

DSpace Repository

A- A A+

Organização e representação das obras artístico-pictóricas de Victor Meirelles de Lima: análise do ciclo da informação

Show full item record

Title: Organização e representação das obras artístico-pictóricas de Victor Meirelles de Lima: análise do ciclo da informação
Author: Paiva, William Adão Ferreira
Abstract: Os Museus contemplam, por meio de seus acervos, uma extensa bagagem sociocultural, educativa e sócio-histórica, sendo essa entremeada por diversas práticas, conhecimentos e experiências voltados para o fazer das pessoas. Essas ações visam cercear as desigualdades sociais e culturais existentes, na intenção de promover um diálogo com os públicos e comunidades nesses espaços e favorecer o seu acesso. Tendo em vista esse propósito, é necessário que as informações relativas aos bens museológicos estejam organizadas, viabilizando e socializando o aspecto comunicacional das obras. Isso posto, o objetivo geral desta tese foi investigar os aspectos da informação extrínseca nas obras artístico-pictóricas de Victor Meirelles de Lima, sob a perspectiva do Ciclo da Informação. Já os objetivos específicos visaram: a) Levantar dados sobre o histórico de Victor Meirelles na Academia Imperial de Belas Artes e a sua relação com o campo artístico; b) Identificar as formas de organização e representação da informação nos registros sobre as obras artístico-pictóricas do artista salvaguardadas no Museu Victor Meirelles; e c) Analisar as relações entre a descrição da informação extrínseca dos objetos e os processos informacionais e comunicacionais realizados no Museu. A primeira etapa desta investigação inferiu a realização de uma pesquisa bibliográfica e documental, no que tange à historicidade, sobre Victor Meirelles e sua importante trajetória na Academia Imperial de Belas Artes. Ressalta-se que o contexto alusivo ao regime governamental da época fez parte do universo das artes, pois retratou o enquadramento de uma memória por meio da criação das obras. Na segunda etapa desta pesquisa, foram realizados estudos sobre as principais temáticas e conteúdos presente nas obras, além de uma análise qualitativa dos dados concernentes à ambiência do museu, considerando as múltiplas formas de registro e também da organização e representação da informação. Já na terceira etapa da pesquisa, foram identificadas as informações extrínsecas relativas à descrição das obras e seus metadados no Acervo Digital da Plataforma Tainacan do Museu Victor Meirelles, para então relacioná-los com os processos informacionais e comunicacionais executados pela instituição. Dessa maneira, foi possível indicar as confluências entre o registro das informações extrínsecas e as seis etapas alusivas ao Ciclo da Informação (produção, registro, aquisição, representação, disseminação e assimilação), utilizando como subsídio a pesquisa realizada nos jornais da Hemeroteca Digital Brasileira. Destaca-se que a Representação da Informação no âmbito dos Museus se expressa por diferentes maneiras, seja pelas Fichas de Catalogação e Identificação dos objetos, pelas informações Intrínsecas e Extrínsecas relativa aos bens culturais, pelas Exposições e Práticas de Mediação, pelos Instrumentos de Pesquisa relacionados à Documentação, seja pelas Plataformas Digitais atinentes ao Patrimônio Cultural. O compromisso social dos Museus não envolve somente a conservação do patrimônio, uma vez que essa instituição coleciona, expõe, pesquisa, interpreta, comunica e preserva a informação dos objetos, permeando essa transmissão de conhecimentos em meio às diferentes culturas de uma sociedade.Abstract: The Museums contemplate, through their collections, an extensive socio-cultural, educational and socio-historical background, which is interspersed with various practices, knowledge and experiences aimed at making people. These actions aim to reduce existing social and cultural inequalities, in order to promote a dialogue with the public and communities in these spaces and to promote their access. In view of this purpose, it is necessary that the information related to museological goods is organized, enabling and socializing the communicational aspect of the works. That said, the general objective of this thesis was to investigate the aspects of extrinsic information in the artistic-pictorial works of Victor Meirelles de Lima, from the perspective of the Information Cycle. The specific objectives aimed at: a) To collect data on the history of Victor Meirelles at the Imperial Academy of Fine Arts and its relationship with the artistic field; b) To identify the forms of organization and representation of information in the records of artistic works safeguarded in the Victor Meirelles Museum; and c) To analyze the relations between the description of the extrinsic information of the objects and the informational and communicational processes carried out in the Museum. The first stage of this investigation inferred the realization of a bibliographical and documentary research, regarding the historicity, about Victor Meirelles and his important trajectory in the Imperial Academy of Fine Arts. It is emphasized that the context alluding to the government regime of the time was part of the universe of the arts, because it portrayed the framing of a memory through the creation of works. In the second stage of this research, studies were carried out on the main themes and contents present in the works, as well as a qualitative analysis of the data concerning the ambience of the and also the organization and representation of information. In the third stage of the research, extrinsic information related to the description of the works and their metadata were identified in the Digital Collection of the Tainacan Platform of the Victor Meirelles Museum, to then relate processes executed by the institution. Thus, it was possible to indicate the confluences between the recording of extrinsic information and the six stages alluding to the Information Cycle (production, registration, acquisition, representation, dissemination and assimilation) research carried out in the newspapers of Hemeroteca Digital Brasileira. It is noteworthy that the Representation of Information in the scope of Museums is expressed in different ways, either by the Cataloging and Identification Sheets of objects, by the Intrinsic and Extrinsic information related to cultural goods, by the Exhibitions and Mediation Practices, Research Instruments related to Documentation, either by Digital Platforms related to Cultural Heritage. The social commitment of Museums does not only involve the conservation of heritage, since this institution collects, exposes, researches, interprets, communicates and preserves the information of objects, transmission of knowledge among the different cultures of a society.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/257148
Date: 2024


Files in this item

Files Size Format View
PCIN0350-T.pdf 21.30Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar