dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Capela, Carlos Eduardo Schmidt |
|
dc.contributor.author |
Cruz, Carolina da Nova |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-13T23:24:59Z |
|
dc.date.available |
2024-08-13T23:24:59Z |
|
dc.date.issued |
2024 |
|
dc.identifier.other |
387284 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/257604 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024. |
|
dc.description.abstract |
Neste texto, percorro A confissão de Lúcio, de Mário de Sá-Carneiro, numa constelação refratada em quatro áreas que compõem um ciclo, comum à novela e ao mito de Narciso. Em "emergência", a primeira dessas áreas, rastreio a palavra "narciso" e sua raiz "nark", partilhada pelo personagem mitológico, por um gênero de plantas e pela experiência da narcose. Em "luz", constelo movimentos - de mariposas, plantas, dançarinas, narradores - em torno a uma energia, ora ponto inalcançável, ora possibilidade de fazer imagens, repeti-las, mover a linguagem. Em "suspensão", abordo uma breve pausa diante do infinito. E, em "água", observo mergulhos em profundezas brumosas, os quais, mediados por escafandros, continuam produzindo imagens, novas emergências em busca da luz, suspensões e inclinações à água: convidando, a cada retorno do ciclo, a considerar uma constelação diversa. |
|
dc.description.abstract |
Abstract: In this text, I read A confissão de Lúcio, by Mário de Sá-Carneiro, in a constellation refracted into four areas that come together in a cycle, common to the novel and the myth of Narcissus. In "emergency", the first of these areas, I trace the word "narcissus" and its stem "nark", shared by the mythological character, a plant's genus and the narcosis experience. In "light", I aproach movements - of moths, plants, narrators - around an energy, sometimes an unreachable point, sometimes the possibility of making images, repeating them, moving the language. In "suspension", I write about a brief pause before infinity. And in "water" I observe dives into misty waters, wich, mediated by "escafandros" (diving suits), continue to produce images, new emergences in search of light, suspensions and slopes over water: inviting, at each return of the cycle, to consider a different constellation. |
en |
dc.format.extent |
130 p.| il. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Literatura |
|
dc.subject.classification |
Literatura portuguesa |
|
dc.subject.classification |
Modernidade |
|
dc.title |
Escafandros para Narciso: A confissão de Lúcio reconstelada |
|
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
|