Emotivos e regimes emocionais da Guerra Fria na obra de Sylvia Plath
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Flores, Maria Bernardete Ramos |
|
dc.contributor.author |
Milan, Letícia Portella |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-14T23:24:28Z |
|
dc.date.available |
2024-08-14T23:24:28Z |
|
dc.date.issued |
2024 |
|
dc.identifier.other |
387294 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/257625 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2024. |
|
dc.description.abstract |
Sylvia Plath (1932 - 1963), poetisa icônica das décadas de 1950 e 1960, é frequentemente associada a uma identidade marcada pelo sofrimento psicológico e pelo suicídio. Este estudo tem como objetivo analisar sua produção artística no contexto da Guerra Fria, desafiando as construções acadêmicas de sua identidade. Utilizando diários, cartas, histórias e obras visuais de Plath da década de 1950 e início da década de 1960, a pesquisa adota uma abordagem crítica, apoiada na teoria e metodologia da História das Emoções. Através dos conceitos de ?emotivos? e ?regimes emocionais? de William Reddy, o objetivo da presente tese é identificar os regimes emocionais da Guerra Fria presentes nas produções de Sylvia Plath. |
|
dc.description.abstract |
Abstract: Sylvia Plath (1932 - 1963), an iconic poet of the 1950s and 1960s, is often associated with an identity marked by psychological suffering and suicide. This study aims to analyze her artistic production within the context of the Cold War, challenging academic constructions of her identity. Using Plath's diaries, letters, stories, and visual works from the 1950s and early 1960s, the research takes a critical approach, supported by the theory and methodology of the History of Emotions. Through William Reddy's concepts of \"emotives\" and \"emotional regimes,\" the objective is to establish a connection between the emotional regime of the Cold War and the representation of white middle-class women in Sylvia Plath's multifaceted productions. |
en |
dc.format.extent |
260 p.| il., gráfs. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
História |
|
dc.subject.classification |
Guerra Fria |
|
dc.subject.classification |
Emoções |
|
dc.title |
Emotivos e regimes emocionais da Guerra Fria na obra de Sylvia Plath |
|
dc.type |
Tese (Doutorado) |
|
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar