Explorando a Experiência do Usuário no Desenvolvimento de um Marketplace de Plantas: Uma Abordagem de Design Thinking

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Explorando a Experiência do Usuário no Desenvolvimento de um Marketplace de Plantas: Uma Abordagem de Design Thinking

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Title: Explorando a Experiência do Usuário no Desenvolvimento de um Marketplace de Plantas: Uma Abordagem de Design Thinking
Author: Oliveira, Fernanda Maia de
Abstract: O mercado de flores e plantas ornamentais é bastante diverso, composto por diversos tipos de produtos e serviços comercializados tanto em lojas físicas quanto em plataformas online. Esse setor é caracterizado pela presença de muitas empresas de micro e pequeno porte e autônomos que oferecem seus produtos em feiras, mercados e eventos locais. Desde o início da pandemia da Covid-19, muitas empresas de floricultura têm recorrido às redes sociais para manter as vendas, mas muitas não possuem a estrutura e o conhecimento necessários para ingressar no mercado digital. Além disso, muitos consumidores encontram dificuldades para adquirir produtos botânicos pela internet, seja devido à falta de opções ou pela falta de confiança na qualidade do produto e da entrega. Para solucionar essa lacuna, foi criada a ideia de um aplicativo móvel de marketplace botânico, que visa conectar empresas e consumidores, facilitando o acesso a produtos e serviços e auxiliando na compra e venda de forma eficiente e interativa. Esse aplicativo oferece uma alternativa conveniente, integrada e segura para vendedores e consumidores, permitindo que os consumidores adquiram plantas sem precisar se deslocar até uma loja física, com opções de retirada e entrega, ampliando as opções disponíveis em um único lugar para os clientes e vendedores. O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é avaliar os testes de usabilidade do protótipo do aplicativo, construído seguindo as etapas do Design Thinking. Para identificar as necessidades do público-alvo, foram desenvolvidos, pesquisa de mercado, criação de mapas de empatia, personas, matriz de definição do problema, design brief, ideias, conceitos, esboços, brainwriting, Wireframe, arquitetura da informação, guia de estilo de interação, protótipo de média fidelidade e testes de usabilidade. Os resultados obtidos da plataforma Maze foram analisados seguindo os escores de usabilidade e apresentados neste trabalho e incluem a taxa de sucesso das tarefas, insights dos testadores, melhorias e novas features apontadas, visando refinar as soluções com base no feedback recebido para aprimorar o projeto futuramente.The market for flowers and ornamental plants is quite diverse, consisting of different types of products and services sold both in physical stores and on online platforms. This sector is characterized by the presence of many micro, small and autonomous companies that offer their products at fairs, markets and local events. Since the beginning of the Covid-19 pandemic, many floriculture companies have resorted to social networks to maintain sales, but many do not have the necessary structure and knowledge to enter the digital market. In addition, many consumers find it difficult to purchase botanical products over the internet, either due to a lack of options or a lack of confidence in the quality of the product and delivery. To solve this gap, the idea of ​​a botanical marketplace mobile application was created, which aims to connect companies and consumers, facilitating access to products and services and helping to buy and sell in an efficient and interactive way. This application offers a convenient, integrated and secure alternative for sellers and consumers, allowing consumers to purchase plants without having to travel to a physical store, with pick-up and delivery options, expanding the options available in one place for customers and sellers. The objective of this Course Completion Work is to evaluate the usability tests of the application prototype, built following the steps of Design Thinking. To identify the needs of the target audience, market research, creation of empathy maps, personas, problem definition matrix, design brief, ideas, concepts, sketches, brainwriting, Wireframe, information architecture, style guide, medium fidelity prototype and usability tests. The results obtained from the Maze platform were analyzed following the usability scores and presented in this work and include the success rate of the tasks, testers' insights, improvements and new features pointed out, aiming to refine the solutions based on the feedback received to improve the project in the future.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Ciência da Informação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/257662
Date: 2023-06-29


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