Dos Herdeiros à Reprodução: a emergência do conceito de "capital cultural" nas obras de Pierre Bourdieu entre 1964 e 1970
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bonaldi, Eduardo Villar |
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dc.contributor.author |
De Oliveira, Matheus de Mello |
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dc.date.accessioned |
2024-08-16T21:00:59Z |
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dc.date.available |
2024-08-16T21:00:59Z |
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dc.date.issued |
2024-05-12 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/257677 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A pesquisa tem como objetivo analisar a evolução do conceito de "capital cultural" nas obras de sociologia da educação e cultura de Pierre Bourdieu entre 1964 e 1970. O estudo adota uma abordagem cronológica e qualitativa, revisitando as principais obras de Bourdieu nesse período: "Os Herdeiros" (1964), "Amor pela Arte" (1966), "A Escola Conservadora" (1966), "Exame de Uma Ilusão" (1968) e "A Reprodução" (1970). O estudo busca analisar a apropriação dos usos e sentidos do conceito de capital cultural, destacando como ele se desenvolve e se consolida ao longo deste período. As discussões revelam que o capital cultural é um recurso válido para a compreensão das desigualdades educacionais e sociais, sendo transmitido e legitimado através da família e do sistema educacional. Os resultados mostram que o conceito de capital cultural evolui de uma ideia de herança cultural para uma ferramenta analítica que contribui para a discussão acerca da reprodução das estruturas de classe na sociedade. Em "Os Herdeiros", a ideia de herança cultural destaca a influência da origem social no sucesso educacional. Em "Amor pela Arte", Bourdieu introduz o capital cultural como uma forma de apreciação e interpretação de obras de arte, influenciada pela educação familiar e políticas culturais nacionais. "A Escola Conservadora" explora como a escola perpetua desigualdades ao valorizar a cultura da classe dominante. "Exame de Uma Ilusão" destaca a importância dos exames na perpetuação da ideologia do dom e a relevância da linguagem no sistema educacional. Finalmente, "A Reprodução" sistematiza a teoria da reprodução social, mostrando como a ação pedagógica e o capital cultural moldam a relação dos indivíduos com o sistema educacional e as possibilidades de ascensão social. Assim, o estudo conclui que o conceito de capital cultural é vinculado à ideia de herança cultural é central para a compreensão da sociologia da educação de Bourdieu, elucidando as maneiras pelas quais a educação contribui para a reprodução das desigualdades sociais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The research aims to analyze the evolution of the concept of "cultural capital" in Pierre Bourdieu's works on the sociology of education and culture between 1964 and 1970. The study adopts a chronological and qualitative approach, revisiting Bourdieu's main works during this period: "The Inheritors," "Love of Art," "The Conservative School," "Examination of the Illusion," and "Reproduction." The study seeks to create a typology of the uses and meanings of the concept of cultural capital, highlighting how it develops and consolidates over this period. The discussions reveal that cultural capital is a valid resource for understanding educational and social inequalities, being transmitted and legitimized through the family and the educational system. The results show that the concept of cultural capital evolves from an idea of cultural inheritance to an analytical tool that contributes to the discussion about the reproduction of class structures in society. In "The Inheritors," the idea of cultural inheritance highlights the influence of social origin on educational success. In "Love of Art," Bourdieu introduces cultural capital as a form of appreciation and interpretation of works of art, influenced by family education and national cultural policies. "The Conservative School" explores how the school perpetuates inequalities by valuing the culture of the dominant class. "Examination of the Illusion" highlights the importance of exams in perpetuating the ideology of gift and the relevance of language in the educational system. Finally, "Reproduction" systematizes the theory of social reproduction, showing how pedagogical action and cultural capital shape individuals' relationship with the educational system and the possibilities of social mobility. Thus, the study concludes that the concept of cultural capital, linked to the idea of cultural inheritance, is central to understanding Bourdieu's sociology of education, elucidating how education contributes to the reproduction of social inequalities. |
pt_BR |
dc.format.extent |
59 |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Pierre Bourdieu |
pt_BR |
dc.subject |
Capital Cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Sociologia da Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Cultural Capital |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology of Education |
pt_BR |
dc.title |
Dos Herdeiros à Reprodução: a emergência do conceito de "capital cultural" nas obras de Pierre Bourdieu entre 1964 e 1970 |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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