dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Giorgi, Artur de Vargas |
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dc.contributor.author |
Barbosa, Iolanda Silva |
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dc.date.accessioned |
2024-08-17T23:24:39Z |
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dc.date.available |
2024-08-17T23:24:39Z |
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dc.date.issued |
2024 |
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dc.identifier.other |
387318 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/257697 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024. |
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dc.description.abstract |
Este trabalho busca apresentar algumas das perspectivas sobre a História e sua influência no âmbito subjetivo, a partir da leitura de O jogo das contas de vidro (1943), de Hermann Hesse, em relação com as Teses Sobre o Conceito de História (1940), de Walter Benjamin. A imagem que parece lampejar a partir da leitura dessas obras e de alguma forma sugerir sua articulação é a das chamas que consomem as bases de um edifício no alto do qual trabalha um intelectual ? o que fazer a partir desse aviso de incêndio, nesse instante de perigo? Acredita-se que, a partir do diálogo entre esses trabalhos contemporâneos entre si, é possível perceber não apenas a sua atualidade e reafirmar sua importância, mas também ampliar a consideração da obra de Hesse para além do tradicional viés autobibliográfico, presente principalmente na recepção brasileira e que por vezes a reduz a um manifesto pacifista, individualista, socialmente isento. Assim, o que se pretende é justamente destacar O jogo como um conjunto privilegiado para abordagem e tratamento de várias das questões em aberto à época de produção das duas obras, especificamente na forma como todas elas se relacionam à História do Ocidente. Dessa forma, ao colocar esses aspectos em jogo, é possível vislumbrar algumas percepções e interpretações da modernidade ocidental, considerando-se também possibilidades de intervenção nesse contexto. |
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dc.description.abstract |
Abstract: This work aims to present some of the perspectives on History and its influence in the subjective sphere, based on the reading of The Glass Bead Game (1943), by Hermann Hesse, in relation to the Theses On the concept of History (1940), by Walter Benjamin. The image that seems to flash from the reading of these works and that in some way suggests their articulation is that of the flames that consume the foundations of the building on top of which an intellectual works ? what to do following this fire alarm, in this moment of danger? It is believed that, from the dialogue between these works ? contemporary to each other ? it is possible to perceive not only their actuality and reaffirm their importance, but also to expand the consideration of Hesse?s work beyond the traditional autobibliographical bias, mainly present in the Brazilian reception and which often reduces it to a pacifist, individualist, socially exempt manifesto. Thus, what is intended is precisely to highlight The Glass Bead Game as a privileged set for the approach and treatment of several issues discussed by the time of production of both these works, specifically the way they are all related to the Western History. In this way, taking these aspects into account, it is possible to glimpse some perceptions and interpretations about Western Modernity, also considering possibilities for intervention in this context. |
en |
dc.format.extent |
160 p. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Literatura |
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dc.subject.classification |
Literatura e história |
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dc.subject.classification |
Modernidade |
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dc.title |
Para um edifício em chamas: uma leitura entre O jogo das contas de vidro, de Hermann Hesse, e Sobre o conceito de história, de Walter Benjamin |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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