O’Reilly: Estudo e desenvolvimento de storyboards para cenas de uma das HQs da franquia The Rotfather
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Stein, Mônica |
|
dc.contributor.author |
Saia, Isadora Novaes |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-19T20:13:05Z |
|
dc.date.available |
2024-08-19T20:13:05Z |
|
dc.date.issued |
2024-08-06 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/257725 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Animação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O storyboard é um recurso de produção e planejamento cinematográfico, no qual a origem é comumente atribuída a Webb Smith e aos seus trabalhos nos estúdios de animação Disney nos anos 1930. Servindo como um intermediário entre a etapa escrita e a audiovisual, o storyboard tem um papel essencial tanto no cinema live-action quanto na animação, tratando-se de uma sequência de rascunhos modulares desenhados com o objetivo de pré-visualizar uma cena antes que ela seja animada ou filmada, ocasionalmente com o emprego de animatics, ou seja, sequências de quadros do storyboards com adição de dublagem, trilha sonora, edição, e cronometragem dos quadros, para melhor visualização do projeto. O presente trabalho aborda o estudo e desenvolvimento de três storyboards e seus respectivos animatics — os quais farão parte de uma história em quadrinhos de um projeto dentro da franquia transmídia The Rotfather — e as técnicas cinematográficas empregadas para melhor adaptar a narrativa entregue no roteiro original. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The storyboard is a film production and planning resource, whose origins are commonly attributed to Webb Smith and his work at the Disney Animation Studios in the 1930s. Serving as an intermediary between the written and audiovisual stages, the storyboard has a essential role in both live-action cinema and animation, consisting a sequence of modular sketches designed with the aim of pre-visualizing a scene before it is animated or filmed, occasionally using animatics, that is, sequences of storyboard frames with the addition of dubbing, soundtrack, editing, and frame timing, for better visualization of the project. The present article addresses the study and development of three storyboards and their respective animatics — which will be part of a comic book for a project within the transmedia franchise The Rotfather — and the cinematographic techniques used to better adapt the narrative delivered in the original script. |
pt_BR |
dc.format.extent |
43 f. + 1 vídeo |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Animação |
pt_BR |
dc.subject |
storyboard |
pt_BR |
dc.subject |
animatic |
pt_BR |
dc.subject |
cinematografia |
pt_BR |
dc.title |
O’Reilly: Estudo e desenvolvimento de storyboards para cenas de uma das HQs da franquia The Rotfather |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar