Materializando o videoclipe: criando uma animação através da imagética de Pink Floyd

DSpace Repository

A- A A+

Materializando o videoclipe: criando uma animação através da imagética de Pink Floyd

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Sens, André Luiz
dc.contributor.author Oliveira, Luiz Felipe Moreira Silva
dc.date.accessioned 2024-08-19T20:35:43Z
dc.date.available 2024-08-19T20:35:43Z
dc.date.issued 2024-08-06
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/257729
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Animação. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre videoclipes e canções por meio de um estudo de caso de uma produção audiovisual animada. O clipe, uma animação produzida com base na pesquisa da música 'Breathe' da banda de rock progressivo Pink Floyd, revela que elementos intrínsecos à canção, estabelecem conexões com elementos também presentes no videoclipe, criando um ciclo contínuo de construção de sentido entre essas mídias e para a obra como um todo, onde a canção deposita seus signos no videoclipe, e o vice versa. O estudo de caso demonstra, ainda, que as escolhas criativas em termo de roteiro, direção de arte, animação e edição são capazes de gerar uma imagem plástica que pode estar em consonância ou em dissonância com esses elementos. Essa nova camada de sentidos, fruto da conexão cognitiva entre as duas mídias por meio de contrastes e semelhanças, promove uma sinestesia que possibilita novas interpretações da obra original. pt_BR
dc.description.abstract This article aims to analyze the relationship between music videos and songs through a case study of an animated audiovisual production. The video, an animation created based on the research of Pink Floyd's song "Breathe," reveals that intrinsic elements of the song establish connections with elements also present in the video, creating a continuous cycle of meaning-making and sensory experiences between these media and the work as a whole, where the song's signs are embedded in the video, and vice versa. The case study also demonstrates that creative choices in script, art direction, animation, and editing can generate a visual representation that may either align with or contrast the song's elements. This new layer of meaning and sensory experience, resulting from cognitive connections between the two media through contrasts and similarities, fosters a synesthetic experience that allows for new interpretations of the original work. pt_BR
dc.format.extent 41 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject videoclipe pt_BR
dc.subject animação pt_BR
dc.subject Pink Floyd pt_BR
dc.subject imagética pt_BR
dc.title Materializando o videoclipe: criando uma animação através da imagética de Pink Floyd pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_Materializando_a_Cancao.pdf 22.17Mb PDF View/Open TCC
Memorial descritivo.pdf 47.43Kb PDF View/Open Memorial Descritivo
Cartaz.pdf 3.701Mb PDF View/Open Cartaz
Breathe_Videoclipe animado.mp4 279.5Mb MPEG-4 video View/Open Animação

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar