dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Santos, Dominique Vieira Coelho dos |
|
dc.contributor.author |
Vargas, Vittória Menezes |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-21T23:24:47Z |
|
dc.date.available |
2024-08-21T23:24:47Z |
|
dc.date.issued |
2024 |
|
dc.identifier.other |
387348 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/257781 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2024. |
|
dc.description.abstract |
Nos livros IV e V das Metamorfoses, Ovídio narra à história da Medusa, personagem conhecida da mitologia grega, com cabelos de serpentes. A questão, desapercebida, sobretudo, no imaginário coletivo, talvez por não serem as representações mais selecionadas por obras da literatura, do teatro ou pelo cinema, é que Medusa nem sempre fora assim, ao contrário, já fora uma bela mulher. Em grego, a personagem aparece nas obras de vários autores, como Homero, Hesíodo, Apolodoro; já em latim, na Eneida de Virgílio. A presente pesquisa tem como objetivo compreender por meio da imagem da Medusa nas Metamorfoses de Ovídio os processos de entrelaçamentos culturais entre narrativas entre gregos e romanos. Trata-se de entender o caminho do porquê ela é narrada assim em Ovídio. Como se deu a transformação de Medusa de uma bela mulher para esse ser híbrido temido com cabelos de serpentes e o que isso significa? Como a questão foi percebida, sistematizada e apresentada na confluência entre as narrativas gregas e as romanas? Como podemos problematizar essa questão a partir das noções que tomamos emprestadas da História Global? Essas são algumas inquietações que abordamos ao longo dessa dissertação. |
|
dc.description.abstract |
Abstract: In book IV of the Metamorphoses, Ovid recounts the story of Medusa, a well-known character from Greek mythology with serpent hair. The issue, overlooked especially in the collective imagination, perhaps because the representations were not the most favored in works of literature, theater, or cinema, is that Medusa was not always like this; on the contrary, she was once a beautiful woman. In Greek, the character appears in the works of several authors, such as Homer, Hesiod, Apollodorus, and in Latin, in Virgil?s Aeneid. This research aims to understand through the image of Medusa in Ovid?s Metamorphoses, the processes of cultural entanglement between narratives among Greeks and Romans. It is about understanding why she is narrated this way in Ovid. How did Medusa transform from a beautiful woman into this feared hybrid being with snake hair, and what does this mean? How was the issue perceived, systematizes, and presented at the confluence between Greek and Roman narratives? How can we problematize this issue based on the notions we borrow from Global History? These are some concerns that we address throughout this dissertation. |
en |
dc.format.extent |
208 p.| il. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
História |
|
dc.subject.classification |
Medusas |
|
dc.subject.classification |
Mitologia |
|
dc.subject.classification |
Relações de gênero |
|
dc.title |
"Medusa já fora uma bela mulher": histórias entrelaçadas e a construção da imagem da Górgona nas Metamorfoses de Ovídio |
|
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
|
dc.contributor.advisor-co |
Morales, Fábio Augusto |
|