"De coroa e barrete": a (in)visibilidade da questão racial na obra de Astolfo Marques

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"De coroa e barrete": a (in)visibilidade da questão racial na obra de Astolfo Marques

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Almeida, Tereza Virginia de
dc.contributor.author Cardoso, Patrícia Raquel Lobato Durans
dc.date.accessioned 2024-08-21T23:24:53Z
dc.date.available 2024-08-21T23:24:53Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.other 387362
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/257789
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024.
dc.description.abstract A presente tese tem o objetivo de compreender a visibilidade e a invisibilidade da questão racial na obra de Astolfo Marques, analisando a forma como o temário da negritude é construído por meio de uma poética de (in)visibilidade, ou seja, um recurso poético que tende a disfarçar sua centralidade. Para isto, contextualizam-se a vida e a obra de Astolfo Marques com a vida literária maranhense na passagem do século XIX ao século XX. Apresenta-se Astolfo Marques como homem de seu tempo e como literato maranhense. Discute-se a fortuna crítica sobre a obra de Astolfo Marques à época de sua produção aos dias atuais. Posiciona-se a produção de Astolfo Marques na história literária maranhense. Ampliando a ótica de observação, analisa-se também a atmosfera de produção intelectual do autor, pensando-o a partir das relações com o campo intelectual maranhense, por meio dos aportes teóricos da História Intelectual, em suas múltiplas atividades no campo e suas redes de sociabilidade. Debate-se o contexto político e ideológico da época, especialmente no que concerne as visões sobre a questão racial, influenciadas por dois importantes acontecimentos históricos, que são a Abolição da Escravatura e a Proclamação da República. Posiciona-se Astolfo Marques como um intelectual negro maranhense e suas atividades de jornalista, contista e homem público. Procede-se a uma leitura política, com base na Crítica Sociológica, da novela A nova Aurora, para identificar as figurações sobre o negro e a questão racial na obra de Astolfo Marques, com o intuito de evidenciar e compreender a sua poética de (in)visibilidade. Da mesma forma, constrói-se uma leitura política das coletâneas de contos do autor, A vida maranhense e Natal. Dialoga-se com os aportes do campo da Literatura Afro-Brasileira, a fim de pensar a obra de Astolfo Marques como parte dos iniciadores dessa literatura.
dc.description.abstract Abstract: This thesis aims to understand the visibility and invisibility of the racial issue in the work of Astolfo Marques, analyzing the way in which the blackness theme is constructed through a poetics of (in)visibility, that is, a poetic resource that tends to disguise its centrality. To do this, the life and work of Astolfo Marques are contextualized with the literary life in Maranhão at the turn of the 19th century to the 20th century. Astolfo Marques is presented as a man of his time and as a writer from Maranhão. It discusses the critical fortune on Astolfo Marques' work at the time of its production to the present day. The production of Astolfo Marques is positioned in the literary history of Maranhão. Expanding the perspective of observation, the atmosphere of the author's intellectual production is also analyzed, reflecting about it from the perspective of relations with the intellectual field of Maranhão, through the theoretical contributions of Intellectual History, in his multiple activities in the field and his networks of sociability. The political and ideological context of the time is debated, especially regarding views on the racial issue, influenced by two important historical events, which are the Abolition of Slavery and the Proclamation of the Republic. Astolfo Marques is positioned as a black intellectual from Maranhão and his activities as a journalist, short story writer and public figure. Based on Sociological Criticism, a political reading of the novel A nova Aurora is carried out, to identify the figurations about black people and the racial issue in the work of Astolfo Marques, with the aim of highlighting and understanding his poetics of (in )visibility. In the same way, a political reading of the author's short story collections A vida maranhense and Natal is constructed. It dialogues with contributions from the field of Afro-Brazilian Literature, in order to think of the work of Astolfo Marques as part of the initiators of this literature. en
dc.format.extent 424 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Literatura
dc.subject.classification Negros
dc.subject.classification Literatura brasileira
dc.title "De coroa e barrete": a (in)visibilidade da questão racial na obra de Astolfo Marques
dc.type Tese (Doutorado)


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