dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Gaspari, Silvana de |
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dc.contributor.author |
Silva, Monique Bione |
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dc.date.accessioned |
2024-08-21T23:24:57Z |
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dc.date.available |
2024-08-21T23:24:57Z |
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dc.date.issued |
2024 |
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dc.identifier.other |
387366 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/257793 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024. |
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dc.description.abstract |
No presente trabalho desenvolvemos reflexões sobre duas teorias principais: a natureza humana e o forte sentire em dois tratados políticos do escritor italiano Vittorio Alfieri (1749-1803). Usamos como base para o desenvolvimento da pesquisa o conceito de potência do pensamento (com foco no estudo elaborado pelo filósofo e crítico literário italiano Giorgio Agamben). Alfieri faz parte do período da literatura italiana que corresponde à segunda fase do Settecento e o início do Ottocento. Observamos os temas mais constantes abordados por Alfieri como: o ódio à tirania, a busca pela liberdade humana e a luta contra os poderes governamentais e religiosos, em algumas obras, em especial, O tratado da tirania (1777) e O tratado do príncipe e das Letras (1789), traduzidas e publicadas no Brasil, em 1945. Para confirmar a tese que foi proposta, ou seja, de que forma o forte sentire e da natureza humana aparecem nas obras alfierianas, em especial, nos dois tratados políticos, fizemos uma análise do uso que Alfieri faz do forte sentire ? que, para ele, é o fervor do sentimento e da mente que impulsiona a escrita 3 para expressar o seu caráter apaixonado e as suas ideias libertárias. Falar sobre tais temas, através da voz que exaltou a busca pela liberdade e a valorização do indivíduo, são alguns exemplos que trouxeram um caráter inovador para a literatura da época, inclusive devido ao perfil do contexto histórico social no qual Alfieri estava inserido. Ante ao exposto, fizemos uma breve passagem por algumas das tragédias mais relevantes de Alfieri, entre elas, Saul (1782), Rosmunda (1783), Ottavia (1783), Merope (1785), Antigone (1783) Agamennone (1783) e Maria Stuarta (1788), e investigamos os traços temáticos que são um contínuo nessas obras e que mostram o sonho de liberdade e os valores morais de Alfieri, melhor desenvolvidos nos tratados aqui propostos. Para evidenciar as características da escrita de Alfieri, também versamos sobre a Vita scritta da esso (1803), uma autobiografia alfieriana muito estudada pela crítica italiana devido ao seu valor literário. A partir da ideia de potência do pensamento, tendo como pressuposições os conceitos teóricos de Giorgio Agamben (2015), relacionamos esse tema com o forte sentire e a natureza humana, com o objetivo de desenvolver esses conceitos com maior profundidade, sempre identificados e definidos a partir dos escritos de Vittorio Alfieri.. |
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dc.description.abstract |
Abstract: In this work we aim to develop reflections on two main theories: human nature and the forte sentire in two political treatises by the Italian writer Vittorio Alfieri (1749-1803). We will use the concept of power of thought as a basis for developing the research (focusing on the study carried out by the Italian philosopher and literary critic Giorgio Agamben).Alfieri is part of the period of Italian literature that corresponds to the second phase of the Settecento and the beginning of the Ottocento.We will observe more constant themes addressed by Alfieri as: the hatred of tyranny, the search for human freedom and the struggle against governmental and religious powers, in some works, especially, in Della tirannide (1777) and Del principe e delle lettere (1789), translated and published in Brazil in 1945. To confirm the thesis proposed here, that is, the presence of forte sentire and human nature in Alfierian works, especially in the two political treatises, we will analyze the use that Alfieri makes of forte sentire 3 which is the fervor of feeling and of the mind that drives writing 3 to express his passionate character and his libertarian ideas. Talking about such themes, through the voice that exalted the search for freedom and the valorization of the individual, are some examples that brought an innovative character to the literature of the time, also due to the profile of the historical social context in which Alfieri was inserted.In view of the above, we intend to briefly review some of Alfieri's most relevant tragedies, including Saul (1782), Rosmunda (1783), Ottavia (1783), Merope (1785), Antigone (1783), Agamennone (1783) and Maria Stuarta (1788), and investigate the thematic traits that are a continuum in these works and that show the Alfieri dream of freedom and moral values, better developed in the treatises proposed here. To highlight the characteristics of Alfieri's writing, we will also discuss about the Vita scritta da esso (1803), an Alfierian autobiography much studied by Italian critics due to its literary value. Based on the idea of power of thought, with the theoretical concepts of Giorgio Agamben (2015) as presuppositions, we intend to relate this theme with the forte sentire and human nature, with the aim of developing these concepts in greater depth, always identified and defined based on the writings of Vittorio Alfieri. |
en |
dc.format.extent |
155 p.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Literatura |
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dc.subject.classification |
Literatura italiana |
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dc.subject.classification |
Ciência política |
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dc.subject.classification |
Ditadura |
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dc.title |
O forte sentire e a natureza humana em O tratado da tirania e O tratado do príncipe e das letras de Vittorio Alfieri |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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