dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
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dc.contributor.advisor |
Oliveira, Fernanda Maria Cordeiro de |
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dc.contributor.author |
Silva, Luana Martins da |
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dc.date.accessioned |
2024-08-23T19:59:40Z |
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dc.date.available |
2024-08-23T19:59:40Z |
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dc.date.issued |
2023-06-20 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/257849 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Ensinar Botânica tem se mostrado um grande desafio para os professores da área. Como fatores que podem ser apontados como causadores dessa dificuldade, inclui-se a falta de utilização de métodos alternativos que fogem do padrão das aulas convencionais, muitas vezes monótonas, e o consequente desinteresse dos alunos pelo assunto. Além disso, no ensino universitário, é comum encontrar docentes pesquisadores de áreas específicas que enfrentam dificuldades ao lecionar Botânica. Esse processo ineficiente de ensino-aprendizagem também contribui para a falta de percepção das pessoas em relação às plantas no cotidiano, o que é conhecido como "impercepção botânica". Uma vez que o ensino tradicional não acompanha os avanços tecnológicos, é necessário reformular as práticas de ensino, adaptando-as aos tempos atuais, a fim de tornar a aprendizagem estimulante, participativa e significativa. Nesse contexto, a gamificação surge como uma ferramenta promissora para o ensino, permitindo experiências mais envolventes e estimulantes para os estudantes. A utilização de elementos de jogos no processo educacional tem sido apontada como uma estratégia eficaz para despertar o interesse dos alunos. Com base nisso, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo de tabuleiro didático com foco na Anatomia Vegetal dos Órgãos Vegetativos, visando contribuir para o processo de ensino-aprendizagem da Botânica no Ensino da graduação, de forma a complementar as aulas teóricas através da gamificação. Ao adotar esta prática, espera-se que os estudantes se sintam motivados a participar ativamente das atividades, uma vez que o jogo proporciona um ambiente de aprendizado mais dinâmico e interativo. Através deste jogo didático, pretende-se engajar os alunos de forma significativa, estimulando o interesse pelo estudo da Botânica e auxiliando no desenvolvimento de habilidades de identificação e compreensão da anatomia das plantas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Teaching Botany has proven to be a great challenge for teachers in the field. Factors that can be identified as causing this difficulty include the lack of utilization of alternative methods that deviate from the standard conventional classes, which are often monotonous, and the consequent disinterest of students in the subject. Additionally, in higher education, it is common to find faculty researchers from specific areas who face difficulties when teaching Botany. This inefficient teaching-learning process also contributes to people's lack of perception regarding plants in their daily lives, which is known as "plant awareness disparity". Since traditional teaching methods do not keep up with technological advancements, it is necessary to reformulate teaching practices, adapting them to the present times, in order to make learning stimulating, participatory, and meaningful. In this context, gamification emerges as a promising tool in education, allowing for more engaging and stimulating experiences for students. The use of game elements in the educational process has been identified as an effective strategy to arousing students' interest. Based on this, the present work aims to develop an educational game focusing on the Plant Anatomy of Vegetative Organs, aiming to contribute to the teaching and learning process of Botany in higher education by complementing theoretical classes through gamification. By adopting this practice, it is expected that students will feel motivated to actively participate in the activities, as the game provides a more dynamic and interactive learning environment. Through this educational game, the intention is to engage students in a meaningful way, stimulating their interest in the study of Botany and assisting in the development of skills for plant anatomy identification and comprehension |
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dc.format.extent |
72 f. |
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dc.language.iso |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
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dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
anatomia vegetal |
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dc.subject |
gamificação |
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dc.subject |
impercepção botânica |
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dc.subject |
jogos didáticos |
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dc.title |
Arbor ludens: Jogo de Tabuleiro como ferramenta alternativa para o ensino de Anatomia Vegetal |
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dc.type |
TCCgrad |
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