dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Domínguez, María Eugenia |
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dc.contributor.author |
Alves, Patricia Maria Macedo |
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dc.date.accessioned |
2024-08-29T23:25:55Z |
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dc.date.available |
2024-08-29T23:25:55Z |
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dc.date.issued |
2024 |
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dc.identifier.other |
387467 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/258470 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2024. |
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dc.description.abstract |
Esta tese objetiva, a partir de uma perspectiva antropológica, examinar as práticas artísticas contemporâneas como formas epistemológicas de criação de mundos, ao propor a realização de um estudo para analisar etnograficamente as poéticas de artistas/discentes negros/as/es brasileiros/as/es e moçambicanos/as. Por meio desse exercício de análise, buscou-se explorar a maneira como se materializa a condição afrodiaspórica e a africanidade em seus trabalhos. Neste sentido, pretendeu-se compreender de que forma as epistemologias acadêmicas, próprias do campo das Artes Visuais, afetam suas poéticas. Para tanto, foram analisados os currículos e planos de ensino dos cursos universitários em Artes Visuais oferecidos em duas instituições: Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Santa Catarina, Brasil, e Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC), em Maputo, Moçambique. Esta tarefa fez parte de um trabalho etnográfico mais amplo que se realizou através de entrevistas com os/as/es artistas/discentes dessas duas instituições, do acompanhamento e observação dos seus processos de criação e da análise e conversas sobre suas obras, além de outras atividades que ajudaram na interpretação de suas poéticas em uma perspectiva decolonial. |
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dc.description.abstract |
Abstract: This thesis aims, from an anthropological perspective, to examine contemporary artistic practices as epistemological forms of world creation, by proposing to carry out a study to ethnographically analyze the poetics of Black Brazilian and Mozambican artists/students. This analytical exercise sought to explore the way in which the Afrodiasporic condition and Africanness materialize in their works. In this sense, the aim was also to understand how academic epistemologies, typical of the field of Visual Arts, affect their poetics. Therefore, the curricula and teaching plans of university courses in Visual Arts offered in two institutions were analyzed: Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), in Santa Catarina, Brazil, and Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC), in Maputo, Mozambique. This task was part of a broader ethnographic work, which was carried out through interviews with artists/students from these institutions, monitoring and observation of their creative processes, analysis and conversations about their works, and other activities that helped in the interpretation of their poetics from a decolonial perspective. |
en |
dc.format.extent |
214 p.| il., gráfs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Antropologia social |
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dc.subject.classification |
Artistas |
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dc.subject.classification |
Etnologia |
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dc.subject.classification |
Arte moderna |
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dc.subject.classification |
Epistemologia |
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dc.subject.classification |
Decolonialidade |
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dc.title |
Diálogos entre "africanidades' e o "afrodiaspórico" em perspectiva decolonial: poéticas de re-existências na arte contemporânea |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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