Tensões entre arte e sistema de moda: processos criativos de Fernanda Yamamoto

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Title: Tensões entre arte e sistema de moda: processos criativos de Fernanda Yamamoto
Author: Ogushi, Milena Mayuri Pellegrino
Abstract: Esta pesquisa apresentou como objetivo geral perscrutar as tensões constitutivas das relações arte e vida nos processos de criação de Fernanda Yamamoto, criadora artista brasileira reconhecida no mundo da moda por seus processos criativos singulares e experimentais, refletidos nas formas inusitadas de suas criações, de modelagem e numa provocação sensível. A investigação partiu dos seguintes questionamentos: O que impulsiona o/a artista do campo da moda a criar? O que tem nutrido sua imaginação? Quais materiais recolhe da vida para suas criações? O caminho metodológico ocorreu em duas etapas. Na primeira, realizou-se uma revisão sistemática, utilizando a pesquisa nas bases de dados Scopus, Web of Science, Scielo, PsycInfo e IndexPsi, com os descritores moda, vestuário e processo criativo, e suas respectivas variações, nos idiomas português, espanhol e inglês. Na segunda, o processo de produção de informações direcionou-se a partir de experiência de participação na elaboração de um desfile/exposição para a primeira edição presencial pós-pandemia do SPFW, através de imersão no ateliê de Fernanda Yamamoto, entre 09 e 19 de novembro de 2021. A criadora possui uma loja e um ateliê, localizados no bairro Vila Madalena em São Paulo. As atividades nesse local iniciaram em 2009 e, no ano seguinte, a estilista estreou no SPFW e vem apresentando coleções neste evento desde então. O encontro com os acontecimentos vividos foram mediados por meio da Análise Dialógica do Discurso (ADD). Em diálogo com saberes da psicologia social crítica, criatividade, processos de criação, produção objetiva e subjetiva da realidade, arte e moda foram temas debatidos. Caracterizando-se o sistema de moda contemporâneo como um sistema complexo que responde às exigências de inovação em um mercado volátil e voraz, edificado pela tensa interação de variadas vozes sociais, os resultados contribuíram para tensionar a narrativa predominante sobre artistas e processos de criação e evidenciar histórias outras no campo da moda. Também, compreenderam a prática artística e as manualidades como possibilidade de instaurar caminhos de reinvenção dos elementos da vida, de si mesmo e do mundo. Por fim, evidenciou-se que os modos de criar instituídos pela artista Fernanda Yamamoto e sua equipe constituem o ateliê como espaço dialógico em que é possível visibilizar as tensões próprias do sistema capitalista ao mesmo tempo em que forjam desvios potencializadores de criação em moda, os quais expressam modos outros de produção da realidade e da subjetividade no mundo contemporâneo.Abstract: This research has as its general objective to scrutinize the constitutive tensions of the relationships between art and life in the creative processes of Fernanda Yamamoto, a Brazilian artist recognized in the fashion world for her unique and experimental creative processes, reflected in the unusual forms of her creations, of modeling and in a sensitive provocation. The investigation started from the following questions: What drives the artist in the fashion field to create? What has fueled their imagination? What materials do they collect from life to create? The methodological path took place in two stages. In the first one, a systematic review was carried out, using the search in the Scopus, Web of Science, Scielo, PsycInfo and IndexPsi databases, with the descriptors fashion, clothing and creative process, and their respective variations, in Portuguese, Spanish and English. In the second one, the information production process was directed from the experience of participating in the elaboration of a parade/exhibition for the first post-pandemic in-person edition of the SPFW, through immersion in Fernanda Yamamoto's studio, between 09 and 19 of November 2021. The creator has a store and a studio, located in the Vila Madalena neighborhood in São Paulo. Activities at this location began in 2009 and, the following year, the designer debuted at SPFW and has been presenting collections at this event ever since. The encounter with the lived events was mediated through Dialogical Discourse Analysis (DDA). In dialogue with knowledge of critical social psychology, creativity, creation processes, objective and subjective production of reality, art and fashion were discussed topics. Characterizing the contemporary fashion system as a complex system that responds to the demands of innovation in a volatile and voracious market, built by the tense interaction of various social voices, the results contributed to tension the prevailing narrative about artists and creation processes and evidence other stories in the field of fashion. Also, comprehended the artistic practice and handicrafts as a possibility to establish ways of reinventing the elements of life, of oneself and of the world. Finally, it became evident that the ways of creating instituted by the artist Fernanda Yamamoto and her team constitute the studio as a dialogic space in which it is possible to visualize the tensions inherent to the capitalist system at the same time as they forge potentiating deviations of creation in fashion, the which express other modes of production of reality and subjectivity in the contemporary world.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/258592
Date: 2022


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