Jogo e ritual no Role Playing Game (RPG)
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Dominguez, María Eugenia |
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dc.contributor.author |
Fagundes, Izabele Fabrício |
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dc.date.accessioned |
2024-09-04T23:47:58Z |
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dc.date.available |
2024-09-04T23:47:58Z |
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dc.date.issued |
2024-07-01 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/258681 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Antropologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo identificar e analisar quais elementos e efeitos do RPG tem semelhança com o ritual. O Role-Playing Game - RPG de mesa é um jogo de performance recreativo geralmente jogado em grupo de no mínimo duas pessoas: mestre e jogador. O “mestre” é quem vai narrar a situação em que o jogador se encontra, ele descreve o mundo ficcional em que o jogador se situa e atuará como os personagens que o jogador encontrará pelo caminho. Já o jogador será apenas responsável pelo seu próprio personagem, por suas ações, habilidades e por uma breve história do passado deste personagem. O referencial deste estudo tem como base o trabalho de Carlo Severi (2020), um estudioso da linguagem e do pensamento; Michael Houseman (2003) que discorre sobre rituais e Roger Caillois (1990) e sua contribuição para categorização dos jogos. Há ainda as dissertações de três professores pesquisadores (PEIXOTO, 2011; FRIAS, 2009; BARBOSA, 2017) e os relatos de seus alunos sobre RPG. A pesquisa teve como método a observação participante e a coleta de dados empíricos foi realizada por meio de questionário semi estruturado, aplicado a um grupo de seis jogadores de RPG de mesa, de diversas regiões do Brasil. O RPG de mesa se assemelha ao ritual, devido aos elementos que compõem ambos e seus efeitos, pois tem um potencial imenso de causar impacto nos jogadores, bem como nos praticantes de rituais. Tanto o ritual quanto o RPG têm estruturas complexas, em camadas, usando recursos e sensações físicas, diversas dinâmicas internas e capacidade de imersão devido a serem atividades em que os participantes se comprometeram com a performance e de participam voluntariamente. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This monography aimed to identify and analyze which elements and effects of RPG are similar to ritual. The Role-Playing Game - tabletop RPG is a recreational performance game generally played in a group of at least two people: master and player. The “master” is the one who will narrate the situation in which the player finds himself, he describes the fictional world in which the player finds himself and will act as the characters that the player will meet along the way. The player will only be responsible for his own character, his actions, skills and a brief history of this character's past.The framework for this study is based on the work of Carlo Severi (2020), a scholar of language and thought; Michael Houseman (2003) who discusses rituals and Roger Caillois (1990) and his contribution to the categorization of games. There are also the dissertations of three research professors (PEIXOTO, 2011; FRIAS, 2009; BARBOSA, 2017) and the reports of their students about RPG. The research method used participant observation and empirical data collection was carried out using a semi-structured questionnaire, applied to a group of six tabletop RPG players, from different regions of Brazil.Tabletop RPG is similar to ritual, due to the elements that make up both and their effects, as it has an immense potential to impact players, as well as ritual practitioners. Both ritual and RPG have complex, layered structures, using physical resources and sensations, diverse internal dynamics and immersion capacity due to being activities in which participants have committed to the performance and participate voluntarily. |
pt_BR |
dc.format.extent |
57 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
RPG |
pt_BR |
dc.subject |
jogos |
pt_BR |
dc.subject |
ritual |
pt_BR |
dc.subject |
antropologia do pensamento |
pt_BR |
dc.subject |
games |
pt_BR |
dc.subject |
rituals |
pt_BR |
dc.subject |
anthropology of thought |
pt_BR |
dc.title |
Jogo e ritual no Role Playing Game (RPG) |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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