Aprendizagem baseada em jogos na formação docente para as mídias
Author:
Amaral, Amanda Batista do
Abstract:
Este relatório explicita as ações da bolsista Amanda Batista do Amaral no projeto “Aprendizagem baseada em jogos na formação docente para as mídias.” O principal objetivo deste projeto PIBIC é ampliar os letramentos digitais de professores e estudantes de licenciatura, finalizando uma plataforma educacional virtual que tem por base o Game Comenius, um jogo educativo que propõe a inclusão crítica e criativa das mídias no planejamento didático dos professores. Adotando a visão da mídia-educação, o projeto se ateve a incentivar o uso crítico das mídias pelos professores e licenciandos, bem como promover a aprendizagem baseada em jogos, focando na reformulação de cursos e oficinas oferecidas, e em materiais disponibilizados na plataforma do projeto. Durante o meu período como bolsista, me dediquei a investigar jogos, materiais e documentos que pudessem ser utilizados na criação de um Manual de Uso de Games na Educação. Também busquei ajudar nos materiais de disciplinas e cursos que envolvem o Game Comenius. Além disso, colaborei para a tradução do módulo 3 do Game Comenius, e na reformulação de métodos que avaliam a aprendizagem com o jogo. Meu período como bolsista do projeto serviu para comprovar a importância da mídia-educação no período contemporâneo, principalmente com a quantidade e qualidade de informações midiáticas duvidosas dos tempos atuais.
Description:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Ciências da Educação - Departamento de Metodologia de Ensino