Title: | Midsommar - O Mal Não Espera a Noite: horror, folclore e alteridade |
Author: | Lehnemann, Andrey Kolling |
Abstract: |
O escopo desta dissertação é analisar a obra fílmica Midsommar ? O Mal Não Espera a Noite (Midsommar, 2019), de Ari Aster, como um filme de horror dentro de um subgênero de terminologia recente chamado folk horror. Dentro da complexidade da obra, a qual faz parte de uma ?segunda onda? descrita entre 2010 até os anos atuais pela escritora Dawn Keetley (2023) e pelo escritor Adam Scovell (2017), nós observaremos a recente evolução deste horror, além de adentrar em particularidades do filme tais quais rituais, alteridade e morte. Exploraremos a discussão com base na protagonista do filme, Dani Ardor, e o impacto da comunidade em sua reação perante estas reflexões. Ao abordarmos o gênero, a escrita permeia os campos do gênero cinematográfico examinadas por Thomas Schatz (1981) e Rick Altman (2000) até passar a percepção do horror sob a consideração de Noel Carroll (1999), Robin Wood (2018) e autoras como Carol J. Clover (1992) e Bárbara Creed (1993). Examinaremos as ideias de horror e alteridade a partir de teorias como as de Tzvetan Todorov (2006) e Michel Onfray (2015) para ilustrar o protagonismo de Dani como viajante e relatora. A pesquisa pretende com isto refletir a obra de Aster e compreendê-la de um ponto de vista recente no gênero. Esperamos deste modo expandir a fortuna crítica do folk horror e as dinâmicas atuais do gênero sobre medo, identidade e protagonismo. Abstract: The scope of this dissertation is to analyze Ari Aster's filmic work Midsommar (2019) as a horror movie within a recent subgenre called folk horror. Within the complexity of the work, which is part of a 'second wave' described from 2010 to the present by writers Dawn Keetley (2023) and Adam Scovell (2017), we will observe the recent evolution of horror, with a characteristic protagonism in the subgenre, in addition to delving into the depths of the film such as rituals, otherness, and death. We will deepen the discussion on the film's protagonist, Dani Ardor, and the impact of the community on her reaction to these reflections. When addressing the genre, the discussion spans the fields of cinematic genre examined by Thomas Schatz (1981) and Rick Altman (2000) to the consideration of horror by Noel Carroll (1999), Robin Wood (2018), and authors such as Carol J. Clover (1992) and Barbara Creed (1993). We will examine otherness by adding to the study the theories of Tzvetan Todorov (2006) and Michel Onfray (2015) to illustrate Dani's protagonism as a traveler and narrator. The research thus intends to dissect Aster's work and understand it from a recent perspective within the genre. In this way, we hope to expand the recent literature on folk horror and the current dynamics of the genre regarding fear, identity, and protagonism. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259600 |
Date: | 2024 |
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PLIT0952-D.pdf | 14.35Mb |
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